Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17321
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCerdas, Luciene-
dc.contributor.authorMattos, Tânia Amorim-
dc.date.accessioned2022-06-20T19:17:35Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:58Z-
dc.date.issued2021-09-10-
dc.identifier.citationMATTOS, Tânia Amorim. As contribuições do estágio na formação dos saberes docentes de estudantes do curso de Pedagogia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17321-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstágiospt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleAs contribuições do estágio na formação dos saberes docentes de estudantes do curso de pedagogiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Giambiagi, Irene-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Priscila Andrade Magalhães-
dc.description.resumoA presente pesquisa visa identificar quais saberes o estágio curricular obrigatório possibilita aos licenciandos de Pedagogia construir sobre a docência e a prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi realizado um levantamento bibliográfico na literatura específica sobre estágio, formação e saberes docentes, a partir de autores como Charlot, Lima, Nóvoa, Tardiff e Pimenta. Além disso, foi realizada uma pesquisa documental, baseada na análise dos relatórios de estágio produzidos por alunos de Pedagogia que cursaram a disciplina de Práticas de Séries Iniciais do Ensino Fundamental na Faculdade de Educação da UFRJ, em 2018. Através dos relatos foi possível identificar o que os licenciandos apontaram sobre ser professor dos anos iniciais e os saberes que eles construíram em seus estágios, apontando as contribuições desse momento na formação docente. As reflexões apresentadas buscaram refletir, entre o escrito e o vivido, o papel da prática de ensino no curso de formação de Pedagogos, destacando na análise dos relatórios três eixos de saberes: o ser, o estar, e o ter do professor.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TMattos.pdf274.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.