Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17321
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cerdas, Luciene | - |
dc.contributor.author | Mattos, Tânia Amorim | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-20T19:17:35Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:58Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-10 | - |
dc.identifier.citation | MATTOS, Tânia Amorim. As contribuições do estágio na formação dos saberes docentes de estudantes do curso de Pedagogia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17321 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Estágios | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | As contribuições do estágio na formação dos saberes docentes de estudantes do curso de pedagogia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Giambiagi, Irene | - |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Priscila Andrade Magalhães | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa visa identificar quais saberes o estágio curricular obrigatório possibilita aos licenciandos de Pedagogia construir sobre a docência e a prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi realizado um levantamento bibliográfico na literatura específica sobre estágio, formação e saberes docentes, a partir de autores como Charlot, Lima, Nóvoa, Tardiff e Pimenta. Além disso, foi realizada uma pesquisa documental, baseada na análise dos relatórios de estágio produzidos por alunos de Pedagogia que cursaram a disciplina de Práticas de Séries Iniciais do Ensino Fundamental na Faculdade de Educação da UFRJ, em 2018. Através dos relatos foi possível identificar o que os licenciandos apontaram sobre ser professor dos anos iniciais e os saberes que eles construíram em seus estágios, apontando as contribuições desse momento na formação docente. As reflexões apresentadas buscaram refletir, entre o escrito e o vivido, o papel da prática de ensino no curso de formação de Pedagogos, destacando na análise dos relatórios três eixos de saberes: o ser, o estar, e o ter do professor. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TMattos.pdf | 274.74 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.