Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17321
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | As contribuições do estágio na formação dos saberes docentes de estudantes do curso de pedagogia |
Author(s)/Inventor(s): | Mattos, Tânia Amorim |
Advisor: | Cerdas, Luciene |
Abstract: | A presente pesquisa visa identificar quais saberes o estágio curricular obrigatório possibilita aos licenciandos de Pedagogia construir sobre a docência e a prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi realizado um levantamento bibliográfico na literatura específica sobre estágio, formação e saberes docentes, a partir de autores como Charlot, Lima, Nóvoa, Tardiff e Pimenta. Além disso, foi realizada uma pesquisa documental, baseada na análise dos relatórios de estágio produzidos por alunos de Pedagogia que cursaram a disciplina de Práticas de Séries Iniciais do Ensino Fundamental na Faculdade de Educação da UFRJ, em 2018. Através dos relatos foi possível identificar o que os licenciandos apontaram sobre ser professor dos anos iniciais e os saberes que eles construíram em seus estágios, apontando as contribuições desse momento na formação docente. As reflexões apresentadas buscaram refletir, entre o escrito e o vivido, o papel da prática de ensino no curso de formação de Pedagogos, destacando na análise dos relatórios três eixos de saberes: o ser, o estar, e o ter do professor. |
Keywords: | Estágios Formação de professores |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 10-Sep-2021 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | MATTOS, Tânia Amorim. As contribuições do estágio na formação dos saberes docentes de estudantes do curso de Pedagogia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TMattos.pdf | 274.74 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.