Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/17321
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | As contribuições do estágio na formação dos saberes docentes de estudantes do curso de pedagogia |
Autor(es)/Inventor(es): | Mattos, Tânia Amorim |
Tutor: | Cerdas, Luciene |
Resumen: | A presente pesquisa visa identificar quais saberes o estágio curricular obrigatório possibilita aos licenciandos de Pedagogia construir sobre a docência e a prática pedagógica nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi realizado um levantamento bibliográfico na literatura específica sobre estágio, formação e saberes docentes, a partir de autores como Charlot, Lima, Nóvoa, Tardiff e Pimenta. Além disso, foi realizada uma pesquisa documental, baseada na análise dos relatórios de estágio produzidos por alunos de Pedagogia que cursaram a disciplina de Práticas de Séries Iniciais do Ensino Fundamental na Faculdade de Educação da UFRJ, em 2018. Através dos relatos foi possível identificar o que os licenciandos apontaram sobre ser professor dos anos iniciais e os saberes que eles construíram em seus estágios, apontando as contribuições desse momento na formação docente. As reflexões apresentadas buscaram refletir, entre o escrito e o vivido, o papel da prática de ensino no curso de formação de Pedagogos, destacando na análise dos relatórios três eixos de saberes: o ser, o estar, e o ter do professor. |
Materia: | Estágios Formação de professores |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 10-sep-2021 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | MATTOS, Tânia Amorim. As contribuições do estágio na formação dos saberes docentes de estudantes do curso de Pedagogia. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TMattos.pdf | 274.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.