Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17324
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCerdas, Luciene-
dc.contributor.authorCano, Vanessa Ferreira-
dc.date.accessioned2022-06-20T19:31:41Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:58Z-
dc.date.issued2021-12-15-
dc.identifier.citationCANO, Vanessa Ferreira. O que dizem as crianças que se encontram em processo de alfabetização sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17324-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titleO que dizem as crianças que se encontram em processo de alfabetização sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Amorim, Rejane Maria de Almeida-
dc.contributor.referee2Santos, Núbia de Oliveira-
dc.description.resumoConsiderando-se o uso das tecnologias de informação e comunicação cada vez mais presentes no contexto escolar e não escolar de crianças que se encontram em processo de alfabetização, o objetivo geral desta monografia foi investigar a relação que as crianças, que estão em processo de alfabetização, estabelecem com as tecnologias de informação e comunicação (TICs) e o uso que elas fazem delas nos diferentes contextos escolares e não escolares em que estão inseridas. A partir disso, a pesquisa tem como objetivos específicos: Identificar o tipo de tecnologia de informação e comunicação utilizada pelas crianças em contextos escolares e não escolares; Aprofundar teoricamente as discussões sobre o uso das TICs e seus impactos na aprendizagem das crianças, seja no contexto escolar ou fora dele. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e os sujeitos participantes foram alunos com faixa etária entre 7 a 10 anos em duas escolas, uma pública e uma particular, ambas localizadas na zona sul do Rio de Janeiro. Os instrumentos para coleta de dados foram: Observação em sala de aula das práticas docentes em relação ao uso das TICs, roda de conversa com os alunos e atividade a partir da leitura de um livro infantil. Os pressupostos teóricos deste estudo têm como base as ideias de Soares (2017), Moran (2017), Colello (2017), entre outros que ajudam a pensar o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino-aprendizagem das crianças. Esta pesquisa possibilitou o aprofundamento teórico e prático sobre o tema estudado, entendendo que no mundo atual, com uma sociedade totalmente globalizada, as tecnologias de informação e comunicação (TICs) não estão presentes apenas no nosso cotidiano como os períodos de lazer, mas também no educacional. Portanto, cabe aos professores e gestores estudarem a melhor forma de utilização destes, como suporte metodológico, para um maior aprendizado das crianças, de forma lúdica e significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VCano.pdf309.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.