Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/17324
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | O que dizem as crianças que se encontram em processo de alfabetização sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) |
Autor(es)/Inventor(es): | Cano, Vanessa Ferreira |
Tutor: | Cerdas, Luciene |
Resumen: | Considerando-se o uso das tecnologias de informação e comunicação cada vez mais presentes no contexto escolar e não escolar de crianças que se encontram em processo de alfabetização, o objetivo geral desta monografia foi investigar a relação que as crianças, que estão em processo de alfabetização, estabelecem com as tecnologias de informação e comunicação (TICs) e o uso que elas fazem delas nos diferentes contextos escolares e não escolares em que estão inseridas. A partir disso, a pesquisa tem como objetivos específicos: Identificar o tipo de tecnologia de informação e comunicação utilizada pelas crianças em contextos escolares e não escolares; Aprofundar teoricamente as discussões sobre o uso das TICs e seus impactos na aprendizagem das crianças, seja no contexto escolar ou fora dele. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e os sujeitos participantes foram alunos com faixa etária entre 7 a 10 anos em duas escolas, uma pública e uma particular, ambas localizadas na zona sul do Rio de Janeiro. Os instrumentos para coleta de dados foram: Observação em sala de aula das práticas docentes em relação ao uso das TICs, roda de conversa com os alunos e atividade a partir da leitura de um livro infantil. Os pressupostos teóricos deste estudo têm como base as ideias de Soares (2017), Moran (2017), Colello (2017), entre outros que ajudam a pensar o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino-aprendizagem das crianças. Esta pesquisa possibilitou o aprofundamento teórico e prático sobre o tema estudado, entendendo que no mundo atual, com uma sociedade totalmente globalizada, as tecnologias de informação e comunicação (TICs) não estão presentes apenas no nosso cotidiano como os períodos de lazer, mas também no educacional. Portanto, cabe aos professores e gestores estudarem a melhor forma de utilização destes, como suporte metodológico, para um maior aprendizado das crianças, de forma lúdica e significativa. |
Materia: | Tecnologia de informação e comunicação Alfabetização Crianças |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 15-dic-2021 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | CANO, Vanessa Ferreira. O que dizem as crianças que se encontram em processo de alfabetização sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
VCano.pdf | 309.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.