Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/17324
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | O que dizem as crianças que se encontram em processo de alfabetização sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) |
Autor(es)/Inventor(es): | Cano, Vanessa Ferreira |
Orientador: | Cerdas, Luciene |
Resumo: | Considerando-se o uso das tecnologias de informação e comunicação cada vez mais presentes no contexto escolar e não escolar de crianças que se encontram em processo de alfabetização, o objetivo geral desta monografia foi investigar a relação que as crianças, que estão em processo de alfabetização, estabelecem com as tecnologias de informação e comunicação (TICs) e o uso que elas fazem delas nos diferentes contextos escolares e não escolares em que estão inseridas. A partir disso, a pesquisa tem como objetivos específicos: Identificar o tipo de tecnologia de informação e comunicação utilizada pelas crianças em contextos escolares e não escolares; Aprofundar teoricamente as discussões sobre o uso das TICs e seus impactos na aprendizagem das crianças, seja no contexto escolar ou fora dele. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e os sujeitos participantes foram alunos com faixa etária entre 7 a 10 anos em duas escolas, uma pública e uma particular, ambas localizadas na zona sul do Rio de Janeiro. Os instrumentos para coleta de dados foram: Observação em sala de aula das práticas docentes em relação ao uso das TICs, roda de conversa com os alunos e atividade a partir da leitura de um livro infantil. Os pressupostos teóricos deste estudo têm como base as ideias de Soares (2017), Moran (2017), Colello (2017), entre outros que ajudam a pensar o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino-aprendizagem das crianças. Esta pesquisa possibilitou o aprofundamento teórico e prático sobre o tema estudado, entendendo que no mundo atual, com uma sociedade totalmente globalizada, as tecnologias de informação e comunicação (TICs) não estão presentes apenas no nosso cotidiano como os períodos de lazer, mas também no educacional. Portanto, cabe aos professores e gestores estudarem a melhor forma de utilização destes, como suporte metodológico, para um maior aprendizado das crianças, de forma lúdica e significativa. |
Palavras-chave: | Tecnologia de informação e comunicação Alfabetização Crianças |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 15-Dez-2021 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | CANO, Vanessa Ferreira. O que dizem as crianças que se encontram em processo de alfabetização sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC). 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VCano.pdf | 309.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.