Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/17330
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Projetos pedagógicos em espaços não escolares: sua relevância a partir da experiência de uma comunidade insular
Autor(es)/Inventor(es): Savoret, Lua
Tutor: Fernández, Silvina Julia
Resumen: O presente trabalho pretende realizar uma análise crítica relativa aos processos pedagógicos não escolares no contexto específico de uma comunidade insular – a Vila do Abraão, na Ilha Grande, localizada no Estado do Rio de Janeiro. A partir de um mapeamento dos projetos educacionais não escolares existentes atualmente na Vila do Abraão, pretendo compreender de que maneira os projetos pedagógicos desvinculados do espaço escolar tradicional, desenvolvidos a partir do contexto de cada comunidade, diferentes das formas e dos conteúdos da educação formal/escolar, impactam a formação dessa população. Para tal, inicialmente realizarei uma reflexão acerca da origem e significados dos conceitos de educação formal, informal e não-formal e a sua relevância para os estudos pedagógicos não-escolares. Em um segundo momento, procedemos à contextualização, a partir da realização de um resgate histórico para apresentar não somente o contexto histórico, mas também cultural e educacional da Ilha Grande, localizada na cidade de Angra dos Reis (RJ). Através da aplicação e análise de questionários destinados aos atores envolvidos em projetos pedagógicos não formais na Vila do Abraão, procura compreender de que forma estas práticas potenciam (ou não) a ampliação de saberes e conhecimentos da população local, bem como o seu o seu impacto na manutenção, reafirmação e ressignificação da cultura de comunidades tradicionais/caiçaras. Este trabalho pretende ainda sistematizar as lacunas existentes no quesito educacional a partir das percepções das famílias das crianças neste território.
Materia: Educação não formal
Grande, Ilha (RJ)
Projeto educacional
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 30-jul-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SAVORET, Lua. Projetos pedagógicos em espaços não escolares: sua relevância a partir da experiência de uma comunidade insular. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LSavoret.pdf756.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.