Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/17330
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fernández, Silvina Julia | - |
dc.contributor.author | Savoret, Lua | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-20T20:44:38Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:58Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-30 | - |
dc.identifier.citation | SAVORET, Lua. Projetos pedagógicos em espaços não escolares: sua relevância a partir da experiência de uma comunidade insular. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17330 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação não formal | pt_BR |
dc.subject | Grande, Ilha (RJ) | pt_BR |
dc.subject | Projeto educacional | pt_BR |
dc.title | Projetos pedagógicos em espaços não escolares: sua relevância a partir da experiência de uma comunidade insular | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Arosa, Armando de Castro Cerqueira | - |
dc.contributor.referee2 | Lourenço, Joyce Louback | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho pretende realizar uma análise crítica relativa aos processos pedagógicos não escolares no contexto específico de uma comunidade insular – a Vila do Abraão, na Ilha Grande, localizada no Estado do Rio de Janeiro. A partir de um mapeamento dos projetos educacionais não escolares existentes atualmente na Vila do Abraão, pretendo compreender de que maneira os projetos pedagógicos desvinculados do espaço escolar tradicional, desenvolvidos a partir do contexto de cada comunidade, diferentes das formas e dos conteúdos da educação formal/escolar, impactam a formação dessa população. Para tal, inicialmente realizarei uma reflexão acerca da origem e significados dos conceitos de educação formal, informal e não-formal e a sua relevância para os estudos pedagógicos não-escolares. Em um segundo momento, procedemos à contextualização, a partir da realização de um resgate histórico para apresentar não somente o contexto histórico, mas também cultural e educacional da Ilha Grande, localizada na cidade de Angra dos Reis (RJ). Através da aplicação e análise de questionários destinados aos atores envolvidos em projetos pedagógicos não formais na Vila do Abraão, procura compreender de que forma estas práticas potenciam (ou não) a ampliação de saberes e conhecimentos da população local, bem como o seu o seu impacto na manutenção, reafirmação e ressignificação da cultura de comunidades tradicionais/caiçaras. Este trabalho pretende ainda sistematizar as lacunas existentes no quesito educacional a partir das percepções das famílias das crianças neste território. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LSavoret.pdf | 756.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.