Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17332
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Relação família-escola na educação infantil em diferentes camadas sociais: uma análise das percepções das famílias por meio de revisão bibliográfica e entrevistas
Author(s)/Inventor(s): Casares, Mariana Fanzeres
Advisor: Muanis, Maria Comes
Abstract: A presente pesquisa objetiva realizar uma análise acerca das relações da família com a escola, em diferentes camadas sociais, com o foco na etapa da Educação Infantil. A escolarização nessa faixa etária implica em uma relação mais próxima entre escola e família, e tal relação é atravessada por desigualdades sociais, pois famílias de diferentes camadas sociais possuem diferentes percepções acerca da escola e escolarização dos filhos. A partir da pergunta orientadora "Como é percebida a relação da família com a escola e com a escolarização de seus filhos, na Educação Infantil, em diferentes camadas sociais? ” foi traçada uma metodologia que consiste no diálogo entre a pesquisa bibliográfica sobre o tema em três plataformas – Educ@, Portal de Periódicos da CAPES e Portal de Teses e Dissertações da CAPES – e entrevistas realizadas com 14 responsáveis de camada popular e 8 de camada alta que possuíam filhos matriculados na pré-escola em instituições localizadas no Rio de Janeiro. Os resultados apontaram que as motivações iniciais dos responsáveis de camada popular para a matrícula nos estabelecimentos de Educação Infantil, se pautam na necessidade de um local para deixar os filhos enquanto trabalham, mas atribuem outras funções à escolarização para além da guarda e proteção. Também foi possível perceber que responsáveis de ambas as camadas valorizam a escola e agem da sua própria maneira com o objetivo de auxiliar os filhos em seu processo de escolarização.
Keywords: Educação infantil
Família
Desigualdades sociais
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 9-Jul-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CASARES, Mariana Fanzeres. Relação família-escola na educação infantil em diferentes camadas sociais: uma análise das percepções das famílias por meio de revisão bibliográfica e entrevistas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MCasares.pdf425.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.