Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17334
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A relação professor/aluno: contrapontos da pedagogia do oprimido de Paulo Freire e a psicologia analítica de Carl Jung
Author(s)/Inventor(s): Lima, Ricardo Rovo de Souza
Advisor: Scofano, Reuber Gerbassi
Abstract: A presente monografia explora alguns aspectos da relação professor/aluno, utilizando alguns referenciais oferecidos pela Psicologia Analítica de Jung como contribuição à Pedagogia de Paulo Freire. O objetivo é construir um diálogo entre os enfoques da "Pedagogia do Oprimido" e a "Psicologia Analítica", além de verificar as possibilidades de que suas abordagens possam seguir lado a lado, contribuindo para a prática educacional. A linha de problematização fundamenta-se na argumentação de que o enfoque dado ao processo de conscientização proposto por Paulo Freire, e aquele proposto por Carl Jung, pode configurar-se como tentativa positiva de unir os esforços da psicologia com a pedagogia e trazer contribuições significativas para a Educação, no que tange a relação professor/aluno. O estudo, de caráter exploratório qualitativo, baseia-se exclusivamente em fontes bibliográficas, onde estabelecemos um diálogo entre Jung e Freire, particularmente com o conceito de oprimido e individuação. Com isso foi possível concluir da necessidade do reconhecimento do padrão arquetípico inconsciente na situação pedagógica professor/aluno, sendo suas implicações elementos de favorecimento a questão ensino/aprendizagem. Os resultados apontam que ao integrar ambos os autores, ocorre um crescimento da psique individual e coletiva, na relação professor/aluno.
Keywords: Psicologia junguiana
Prática de ensino
Freire, Paulo, 1921-1997
Jung, C. G. (Carl Gustav), 1875-1961
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 19-Jul-2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LIMA, Ricardo Rovo de Souza. A relação professor/aluno: contrapontos da pedagogia do oprimido de Paulo Freire e a psicologia analítica de Carl Jung. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RLima.pdf6.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.