Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17340
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Maia, Maria Vitória Campos Mamede | - |
dc.contributor.author | Soares, Thamires Nobre | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-21T17:36:11Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:08:58Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-12 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Thamires Nobre. A parceria da família com a escola no desenvolvimento socioafetivo da criança na educação infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17340 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Famílias | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.title | A parceria da família com a escola no desenvolvimento socioafetivo da criança na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.contributor.referee2 | Coimbra, Silvia Gabrielle Braz | - |
dc.description.resumo | Assim, surgiu o objeto de pesquisa buscando refletir de que maneira a união da escola com a família pode contribuir com desenvolvimento afetivo, cognitivo e motor das crianças. O presente trabalho intitulado “A parceria da família com a escola no desenvolvimento socioafetivo da criança na educação infantil”, tem como objetivorefletir de que maneira a união da escola com a família pode contribuir com desenvolvimento afetivo, cognitivo e motor das criançasno desenvolvimento socioafetivo da criança na educação infantil. Esse tema foi escolhido pelo fato de ser uma necessidade enfatizá-lo em relação a presença dos pais na educação infantil, pois nessa fase, a criança precisa do apoio dos pais, para que possa adquirir segurança nas demais tarefas do dia a dia, sendo assim, amadurecendo gradativamente. O presente trabalho está pautado em uma pesquisa bibliográfica com o uso de pesquisa de campo. O trabalho está dividido em três capítulos de forma encadeada. No primeiro capítulo, apresento o trabalho, a instituição em que será realizada a pesquisa de campo e a história da Educação Infantil. No segundo capítulo é feita uma abordagem sobre os aspectos do desenvolvimento socioafetivo da criança, focando também a questão da emoção, além dos estágios de desenvolvimento que a criança passa do nascimento até a adolescência. Os estágios de desenvolvimento humano de Henri Wallon se dividem em: impulsivo emocional; sensóriomotor e projetivo; personalismo; categorial e da puberdade e da adolescência. Para Wallon, a passagem de um estágio para o outro significa uma reformulação. No terceiro capítulo, é apresentada uma abordagem em relação à colaboração da parceria família-escola para o desenvolvimento socioafetivo das crianças, onde cada uma destas instituições tem seus deveres e suas características, sendo assim, uma complementando a outra, para que contribua para o desenvolvimento pleno da criança. No quarto capítulo, é feita uma abordagem sobre a análise dos resultados da pesquisa de campo, realizada no ambiente escolar onde pais e professores colaboram através de questionários respondidos com perguntas relacionadas ao tema em estudo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TSoares.pdf | 266.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.