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dc.contributor.advisorMaia, Maria Vitória Campos Mamede-
dc.contributor.authorSoares, Thamires Nobre-
dc.date.accessioned2022-06-21T17:36:11Z-
dc.date.available2023-12-21T03:08:58Z-
dc.date.issued2021-07-12-
dc.identifier.citationSOARES, Thamires Nobre. A parceria da família com a escola no desenvolvimento socioafetivo da criança na educação infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17340-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFamíliaspt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.titleA parceria da família com a escola no desenvolvimento socioafetivo da criança na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Scofano, Reuber Gerbassi-
dc.contributor.referee2Coimbra, Silvia Gabrielle Braz-
dc.description.resumoAssim, surgiu o objeto de pesquisa buscando refletir de que maneira a união da escola com a família pode contribuir com desenvolvimento afetivo, cognitivo e motor das crianças. O presente trabalho intitulado “A parceria da família com a escola no desenvolvimento socioafetivo da criança na educação infantil”, tem como objetivorefletir de que maneira a união da escola com a família pode contribuir com desenvolvimento afetivo, cognitivo e motor das criançasno desenvolvimento socioafetivo da criança na educação infantil. Esse tema foi escolhido pelo fato de ser uma necessidade enfatizá-lo em relação a presença dos pais na educação infantil, pois nessa fase, a criança precisa do apoio dos pais, para que possa adquirir segurança nas demais tarefas do dia a dia, sendo assim, amadurecendo gradativamente. O presente trabalho está pautado em uma pesquisa bibliográfica com o uso de pesquisa de campo. O trabalho está dividido em três capítulos de forma encadeada. No primeiro capítulo, apresento o trabalho, a instituição em que será realizada a pesquisa de campo e a história da Educação Infantil. No segundo capítulo é feita uma abordagem sobre os aspectos do desenvolvimento socioafetivo da criança, focando também a questão da emoção, além dos estágios de desenvolvimento que a criança passa do nascimento até a adolescência. Os estágios de desenvolvimento humano de Henri Wallon se dividem em: impulsivo emocional; sensóriomotor e projetivo; personalismo; categorial e da puberdade e da adolescência. Para Wallon, a passagem de um estágio para o outro significa uma reformulação. No terceiro capítulo, é apresentada uma abordagem em relação à colaboração da parceria família-escola para o desenvolvimento socioafetivo das crianças, onde cada uma destas instituições tem seus deveres e suas características, sendo assim, uma complementando a outra, para que contribua para o desenvolvimento pleno da criança. No quarto capítulo, é feita uma abordagem sobre a análise dos resultados da pesquisa de campo, realizada no ambiente escolar onde pais e professores colaboram através de questionários respondidos com perguntas relacionadas ao tema em estudo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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