Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/17340
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | A parceria da família com a escola no desenvolvimento socioafetivo da criança na educação infantil |
Autor(es)/Inventor(es): | Soares, Thamires Nobre |
Tutor: | Maia, Maria Vitória Campos Mamede |
Resumen: | Assim, surgiu o objeto de pesquisa buscando refletir de que maneira a união da escola com a família pode contribuir com desenvolvimento afetivo, cognitivo e motor das crianças. O presente trabalho intitulado “A parceria da família com a escola no desenvolvimento socioafetivo da criança na educação infantil”, tem como objetivorefletir de que maneira a união da escola com a família pode contribuir com desenvolvimento afetivo, cognitivo e motor das criançasno desenvolvimento socioafetivo da criança na educação infantil. Esse tema foi escolhido pelo fato de ser uma necessidade enfatizá-lo em relação a presença dos pais na educação infantil, pois nessa fase, a criança precisa do apoio dos pais, para que possa adquirir segurança nas demais tarefas do dia a dia, sendo assim, amadurecendo gradativamente. O presente trabalho está pautado em uma pesquisa bibliográfica com o uso de pesquisa de campo. O trabalho está dividido em três capítulos de forma encadeada. No primeiro capítulo, apresento o trabalho, a instituição em que será realizada a pesquisa de campo e a história da Educação Infantil. No segundo capítulo é feita uma abordagem sobre os aspectos do desenvolvimento socioafetivo da criança, focando também a questão da emoção, além dos estágios de desenvolvimento que a criança passa do nascimento até a adolescência. Os estágios de desenvolvimento humano de Henri Wallon se dividem em: impulsivo emocional; sensóriomotor e projetivo; personalismo; categorial e da puberdade e da adolescência. Para Wallon, a passagem de um estágio para o outro significa uma reformulação. No terceiro capítulo, é apresentada uma abordagem em relação à colaboração da parceria família-escola para o desenvolvimento socioafetivo das crianças, onde cada uma destas instituições tem seus deveres e suas características, sendo assim, uma complementando a outra, para que contribua para o desenvolvimento pleno da criança. No quarto capítulo, é feita uma abordagem sobre a análise dos resultados da pesquisa de campo, realizada no ambiente escolar onde pais e professores colaboram através de questionários respondidos com perguntas relacionadas ao tema em estudo. |
Materia: | Educação infantil Famílias Afetividade |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 12-jul-2021 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | SOARES, Thamires Nobre. A parceria da família com a escola no desenvolvimento socioafetivo da criança na educação infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TSoares.pdf | 266.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.