Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17340
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A parceria da família com a escola no desenvolvimento socioafetivo da criança na educação infantil
Autor(es)/Inventor(es): Soares, Thamires Nobre
Orientador: Maia, Maria Vitória Campos Mamede
Resumo: Assim, surgiu o objeto de pesquisa buscando refletir de que maneira a união da escola com a família pode contribuir com desenvolvimento afetivo, cognitivo e motor das crianças. O presente trabalho intitulado “A parceria da família com a escola no desenvolvimento socioafetivo da criança na educação infantil”, tem como objetivorefletir de que maneira a união da escola com a família pode contribuir com desenvolvimento afetivo, cognitivo e motor das criançasno desenvolvimento socioafetivo da criança na educação infantil. Esse tema foi escolhido pelo fato de ser uma necessidade enfatizá-lo em relação a presença dos pais na educação infantil, pois nessa fase, a criança precisa do apoio dos pais, para que possa adquirir segurança nas demais tarefas do dia a dia, sendo assim, amadurecendo gradativamente. O presente trabalho está pautado em uma pesquisa bibliográfica com o uso de pesquisa de campo. O trabalho está dividido em três capítulos de forma encadeada. No primeiro capítulo, apresento o trabalho, a instituição em que será realizada a pesquisa de campo e a história da Educação Infantil. No segundo capítulo é feita uma abordagem sobre os aspectos do desenvolvimento socioafetivo da criança, focando também a questão da emoção, além dos estágios de desenvolvimento que a criança passa do nascimento até a adolescência. Os estágios de desenvolvimento humano de Henri Wallon se dividem em: impulsivo emocional; sensóriomotor e projetivo; personalismo; categorial e da puberdade e da adolescência. Para Wallon, a passagem de um estágio para o outro significa uma reformulação. No terceiro capítulo, é apresentada uma abordagem em relação à colaboração da parceria família-escola para o desenvolvimento socioafetivo das crianças, onde cada uma destas instituições tem seus deveres e suas características, sendo assim, uma complementando a outra, para que contribua para o desenvolvimento pleno da criança. No quarto capítulo, é feita uma abordagem sobre a análise dos resultados da pesquisa de campo, realizada no ambiente escolar onde pais e professores colaboram através de questionários respondidos com perguntas relacionadas ao tema em estudo.
Palavras-chave: Educação infantil
Famílias
Afetividade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 12-Jul-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SOARES, Thamires Nobre. A parceria da família com a escola no desenvolvimento socioafetivo da criança na educação infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TSoares.pdf266.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.