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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Fetiche, objeto ou bem: a mão visível e a teia invisível do consumo
Author(s)/Inventor(s): Abreu, Lucas Ramalho
Advisor: Soares, Raquel Paiva de Araujo
Abstract: A proposta deste trabalho é empreender uma análise sobre a origem do consumo enquanto relação social na sociedade contemporânea. O capitalismo surge com a modernidade, e com ela se confunde. Tanto a modernidade como o capitalismo têm origem a partir do Idade Média e se consolidaram no século XVII, a partir da Revolução Industrial. Desde então, o consumo se estabeleceu como mediador das relações sociais, enquanto força motriz do sistema econômico. Este ensaio vai adotar como referencial teórico as obras de autores como Jean Baudrillard, Guy Debord, Gilles Lipovetsky, Richard Sennett e Norbert Elias.
Keywords: Consumo (Economia)
Fetichismo
Capitalismo
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 1-Jan-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ABREU, Lucas Ramalho. Fetiche, objeto ou bem: a mão visível e a teia invisível do consumo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

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