Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/17401
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Influência de social bots em processos eleitorais: um estudo de caso das eleições presidenciais no Brasil em 2018
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Marina Loureiro
Tutor: Santini, Rose Marie
Resumen: A presente monografia tem o objetivo de investigar se social bots influenciaram o debate político brasileiro nas eleições presidenciais de 2018. Como vem sendo observado em outros processos eleitorais, o conteúdo que circula nas redes sociais pode alterar concepções sobre pautas políticas e influenciar diretamente no resultado eleitoral. Por isso, torna-se importante analisar se e como isso ocorreu no Brasil em 2018. O conceito de propaganda computacional e a definição de social bots são apresentados através de uma revisão de literatura. Também são expostos aspectos do contexto político brasileiro em 2018 que foram importantes para vitória de Jair Bolsonaro. Para analisar a presença dos bots nesse momento, é realizado um estudo de caso baseado em uma análise documental de notícias jornalísticas.
Materia: Presidentes - Brasil - Eleições, 2018
Robôs
Propaganda política
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2-dic-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SANTOS, Marina Loureiro. Influência de social bots em processos eleitorais: um estudo de caso das eleições presidenciais no Brasil em 2018. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Radialismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MLoureiro.pdf579.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.