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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Influência de social bots em processos eleitorais: um estudo de caso das eleições presidenciais no Brasil em 2018
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Marina Loureiro
Orientador: Santini, Rose Marie
Resumo: A presente monografia tem o objetivo de investigar se social bots influenciaram o debate político brasileiro nas eleições presidenciais de 2018. Como vem sendo observado em outros processos eleitorais, o conteúdo que circula nas redes sociais pode alterar concepções sobre pautas políticas e influenciar diretamente no resultado eleitoral. Por isso, torna-se importante analisar se e como isso ocorreu no Brasil em 2018. O conceito de propaganda computacional e a definição de social bots são apresentados através de uma revisão de literatura. Também são expostos aspectos do contexto político brasileiro em 2018 que foram importantes para vitória de Jair Bolsonaro. Para analisar a presença dos bots nesse momento, é realizado um estudo de caso baseado em uma análise documental de notícias jornalísticas.
Palavras-chave: Presidentes - Brasil - Eleições, 2018
Robôs
Propaganda política
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2-Dez-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTOS, Marina Loureiro. Influência de social bots em processos eleitorais: um estudo de caso das eleições presidenciais no Brasil em 2018. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Comunicação - Radialismo

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