Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17411
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTtira, Claudio Ccapa-
dc.contributor.authorBraga, Antonio Geraldo Ramalho-
dc.date.accessioned2022-06-27T19:54:58Z-
dc.date.available2022-06-29T03:00:20Z-
dc.date.issued2017-04-27-
dc.identifier.citationBRAGA, Antonio Geraldo Ramalho. Física experimental em sala de aula mediante uso do smartphone. 2017. 102 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17411-
dc.description.abstractThis dissertation addresses the subject of using the smartphone in data collection in a physics experiment. Collecting data, creating models to explain the data obtained, remaking the experiment and updating the method is the basic process of research. The popularization of smartphones with the application of their sensors brings a range of possibilities in the teaching of physics since, attracting and involving the student through certain activities in a natural way, extending the physics laboratory outside the walls of the classroom and contributing to that the activities involving an experiment be a highly participatory and collaborative process where the student discovers the knowledge practicing the method that the experiment idealizes. The transformation of the traditional laboratory by the use of mobile devices is the alternative used in the applications presented, making it possible to make these devices a mini-lab of portable experiments that, in addition to potentiating meaningful learning, transforms the experience into a reflexive and peer discussion situation. The description, preparation of experiments, data collection, detailed analysis and graphic representation are presented in an objective and pedagogical way, as a resource to support the teacher. The presented methodology was applied in a high school class, presenting good acceptance and with possibility of continuity in future applications.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTecnologia de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectDispositivos móveispt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectInformation and communication technologyen
dc.subjectMobile devicesen
dc.subjectTeaching and learningen
dc.subjectHigh schoolen
dc.titleFísica experimental em sala de aula mediante uso do smartphonept_BR
dc.title.alternativeExperimental physics in classroom using smartphoneen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7853290057485841pt_BR
dc.contributor.referee1Tavares, Bernardo Mattos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8031396119251201pt_BR
dc.contributor.referee2Nasteva, Irina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7204315503878159pt_BR
dc.contributor.referee3Aguiar, Carlos Eduardo Magalhães de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7079680723888278pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação trata o assunto do uso do smartphone na coleta de dados em um experimento de física. Coletar dados, criar modelos para explicar os dados obtidos, refazer o experimento e atualizar o método, é o processo básico da pesquisa. A popularização dos smartphones com a aplicação dos seus sensores traz uma gama de possibilidades no ensino da física desde, atrair e envolver o estudante através de atividades certas de maneira natural, estender o laboratório de física para fora das paredes da sala de aula e contribuir para que as atividades que envolvem um experimento sejam um processo altamente participativo e colaborativo, onde o estudante descobre o conhecimento praticando o método que o experimento idealiza. A transformação do laboratório tradicional pelo uso de dispositivos móveis é a alternativa usada nas aplicações apresentadas, possibilitando fazer desses dispositivos um minilaboratório de experimentos portátil que além de potencializar a aprendizagem significativa, transforma a experiência em uma situação reflexiva e de discussão de pares. A descrição, preparo de experimentos, coleta de dados, análise detalhada e representação gráfica, são apresentados de uma maneira objetiva e pedagógica, como recurso de apoio ao professor. A metodologia apresentada foi aplicada em uma turma de ensino médio, apresentando boa aceitação e com possibilidade de continuidade em futuras aplicações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Politécnicopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AGRBRAGA_PPG_EF.pdf1.57 MBAdobe PDFView/Open
AGRBRAGA_Produto.pdf819.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.