Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/17411
Especie: | Dissertação |
Título : | Física experimental em sala de aula mediante uso do smartphone |
Otros títulos: | Experimental physics in classroom using smartphone |
Autor(es)/Inventor(es): | Braga, Antonio Geraldo Ramalho |
Tutor: | Ttira, Claudio Ccapa |
Resumen: | Esta dissertação trata o assunto do uso do smartphone na coleta de dados em um experimento de física. Coletar dados, criar modelos para explicar os dados obtidos, refazer o experimento e atualizar o método, é o processo básico da pesquisa. A popularização dos smartphones com a aplicação dos seus sensores traz uma gama de possibilidades no ensino da física desde, atrair e envolver o estudante através de atividades certas de maneira natural, estender o laboratório de física para fora das paredes da sala de aula e contribuir para que as atividades que envolvem um experimento sejam um processo altamente participativo e colaborativo, onde o estudante descobre o conhecimento praticando o método que o experimento idealiza. A transformação do laboratório tradicional pelo uso de dispositivos móveis é a alternativa usada nas aplicações apresentadas, possibilitando fazer desses dispositivos um minilaboratório de experimentos portátil que além de potencializar a aprendizagem significativa, transforma a experiência em uma situação reflexiva e de discussão de pares. A descrição, preparo de experimentos, coleta de dados, análise detalhada e representação gráfica, são apresentados de uma maneira objetiva e pedagógica, como recurso de apoio ao professor. A metodologia apresentada foi aplicada em uma turma de ensino médio, apresentando boa aceitação e com possibilidade de continuidade em futuras aplicações. |
Resumen: | This dissertation addresses the subject of using the smartphone in data collection in a physics experiment. Collecting data, creating models to explain the data obtained, remaking the experiment and updating the method is the basic process of research. The popularization of smartphones with the application of their sensors brings a range of possibilities in the teaching of physics since, attracting and involving the student through certain activities in a natural way, extending the physics laboratory outside the walls of the classroom and contributing to that the activities involving an experiment be a highly participatory and collaborative process where the student discovers the knowledge practicing the method that the experiment idealizes. The transformation of the traditional laboratory by the use of mobile devices is the alternative used in the applications presented, making it possible to make these devices a mini-lab of portable experiments that, in addition to potentiating meaningful learning, transforms the experience into a reflexive and peer discussion situation. The description, preparation of experiments, data collection, detailed analysis and graphic representation are presented in an objective and pedagogical way, as a resource to support the teacher. The presented methodology was applied in a high school class, presenting good acceptance and with possibility of continuity in future applications. |
Materia: | Tecnologia de informação e comunicação Dispositivos móveis Ensino e aprendizagem Ensino médio Information and communication technology Mobile devices Teaching and learning High school |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
Unidade de producción: | Instituto Politécnico |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 27-abr-2017 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | BRAGA, Antonio Geraldo Ramalho. Física experimental em sala de aula mediante uso do smartphone. 2017. 102 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2017. |
Aparece en las colecciones: | Ensino de Física |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
AGRBRAGA_PPG_EF.pdf | 1.57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
AGRBRAGA_Produto.pdf | 819.51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.