Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17451
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Aragão Júnior, Octavio Carvalho | - |
dc.contributor.author | Pessoa, Fábio Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-29T20:19:09Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:02Z | - |
dc.date.issued | 2019-01-01 | - |
dc.identifier.citation | PESSOA, Fábio Gomes. Representatividade nos desenhos animados e censura: uma análise sobre as animações “Steven Universo” e “O Laboratório de Dexter”. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17451 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desenho animado | pt_BR |
dc.subject | Artes - Censura | pt_BR |
dc.subject | Identidade de gênero | pt_BR |
dc.title | Representatividade nos desenhos animados e censura: uma análise sobre as animações “Steven Universo” e “O Laboratório de Dexter” | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Monteiro, Mário Feijó Borges | - |
dc.contributor.referee2 | Cruz, Gabriel Filipe Santiago | - |
dc.description.resumo | O presente estudo constrói uma relação entre representatividade e censura nos desenhos animados e, ainda, como essas produções influenciam a construção da identidade dos sujeitos. A abordagem se apresenta em três etapas, aos quais descreve o surgimento das animações; como grandes corporações apresentam modelos hegemônicos em suas representações; como o desenho animado cria uma identidade social nos sujeitos; como a censura age de forma protetora dos discursos hegemônicos; a quebra de paradigma das narrativas; o surgimento de discursos contra-hegemônicos. As reflexões contrapõem os discursos presentes em duas animações distintas, veiculadas pelo canal pago Cartoon Network, em diferentes décadas; a fim de comprovar que temáticas, até então pertencentes ao mundo adulto, podem ser apresentas para as crianças. Assim, todo o estudo é baseado nas significantes obras de Stuart Hall, Jacques Lacan, Judith Butler, Roland Barthes e muitos outros teóricos que corroboraram com o resultado final. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FPessoa.pdf | 814.76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.