Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17457
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Quadro em branco: consumo participativo e crítico no YouTube
Autor(es)/Inventor(es): Pereira, Gabriel De Martin Oliveira
Orientador: Rett, Lucimara
Resumo: O presente trabalho busca analisar o conteúdo produzido pelo canal “Quadro em Branco” e como ele se difere de outros produtores presentes na plataforma do YouTube. O objetivo é discutir a cultura participativa presente no site, a influência da indústria cultural através dos meios de comunicação de massa sobre a população e debater se o canal analisado é um exemplo de conteúdo contra-hegemônico. O trabalho busca diferenciar o conteúdo produzido de forma padronizada e massiva do conteúdo que incentiva o consumo crítico de informações. Para isso, foram utilizados referenciais teóricos que ajudaram na conceituação dos temas abordados, possibilitando uma análise precisa do conteúdo através do entendimento desses conceitos. Os padrões de popularidade e dos conteúdos mais pesquisados no site também foram levados em consideração para a produção deste trabalho.
Palavras-chave: Youtube (Recurso eletrônico)
Cultura participativa
Indústria cultural
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 1-Jan-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PEREIRA, Gabriel De Martin Oliveira. Quadro em branco: consumo participativo e crítico no YouTube. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GPereira.pdf325.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.