Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/17464
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Concentração preventiva de mutantes de ciprofloxacina em Providencia sp. e E. coli transformantes carreadoras do gene qnrD
Autor(es)/Inventor(es): Dias, Pedro Vaz Monteiro
Tutor: Bonelli, Raquel Regina
Tutor : Kraychete, Gabriela Bergiante
Resumen: As quinolonas são antimicrobianos amplamente utilizados, os quais atuam nas enzimas topoisomerases, essenciais para a sobrevivência bacteriana. A resistência a estas drogas ocorre devido a mutações nestas enzimas ou por mecanismos de resistência transferíveis. Dentre os últimos encontram-se os genes qnr que contribuem para redução de susceptibilidade a quinolonas e na seleção de cepas mutantes resistentes. Em um estudo prévio do nosso grupo de pesquisa, o gene qnrD foi detectado em 2 amostras de Providencia spp. isoladas de alface e de águas costeiras do Rio de Janeiro. Estudos sobre o impacto das famílias qnrA, qnrB e qnrS na geração de mutantes a quinolonas já foram realizados, mas não de qnrD, gene que está envolvido por um contexto genético que difere dos normalmente detectados associados às demais variantes qnr. Considerando estes aspectos, este trabalho teve como objetivo determinar a janela de seleção de mutantes (JSM) de amostras selvagens de Providencia spp. e amostras de E. coli transformantes que carreiam qnrD. A concentração de prevenção de mutantes (CPM) é um parâmetro utilizado para identificar a menor concentração de um antimicrobiano em que não se encontre mutantes após 48 horas de incubação. As amostras selvagens e a amostra parental obtiveram uma CPM de 8 μg/mL, enquanto as amostras transformantes tBT169 e tAB213 obtiveram 4 μg/mL 2 μg/mL, respectivamente. O tamanho da JSM foi de 8 vezes para a amostra P rettgeri AB213, 16 vezes para P. alcaifaciens BT169, 16 vezes para E. coli tAB213 e 32 vezes para E. coli tBT169, e 800 vezes para E coli TOP10. A CMI das mutantes obtidas na maior concentração anterior à CPM se confirmou posteriormente em valores iguais ou maiores do que a pressão seletiva em que foram obtidos, evidenciando a manutenção do fenótipo obtido, quase todos acima do ponto de corte de resistência (maior ou igual a 1μg/ml).Todas as amostras foram capazes de gerar mutantes com fenótipos de resistência, mas não é possível atribuir essa seleção ao gene qnrD, uma vez que a parental sem o gene também apresentou uma janela de seleção de mutantes alta. Para avaliar o tipo de mutação e a ligação com qnrD será necessária uma análise genômica e transcriptômica das amostras.
Materia: Concentração preventiva de mutantes
Ciprofloxacina
Testes de sensibilidade microbiana
Ciprofloxacin
Microbial sensitivity tests
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 28-mar-2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : DIAS, P. V. M. (2022). Concentração preventiva de mutantes de ciprofloxacina em Providencia sp. e E. coli transformantes carreadoras do gene qnrD [Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. Repositório Institucional Pantheon.
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas - Microbiologia e Imunologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PVMDias.pdf743.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.