Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/17465
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Abundâncias de lítio, atividade cromosférica e evolução rotacional em estrelas de tipo solar
Autor(es)/Inventor(es): Carneiro, Tales Roberto Teixeira
Tutor: Porto de Mello, Gustavo Frederico
Resumen: Na evolução das estrelas de tipo solar da sequência principal, ocorre o aprofundamento da zona de convecção e o aumento da diluição do Li. Observa-se, nessa etapa, uma grande dispersão nas abundâncias de lítio, além de um grande desacordo com a teoria. Existem evidências de que subgigantes isoladas apresentam abundâncias de lítio muito menos depletadas que o esperado. Esses fatos sugerem a atuação de mecanismos extras de destruição ou preservação desse elemento, provavelmente conectados com a difusão e a circulação meridional e, portanto, com a evolução rotacional. A destruição e diluição do lítio nos envoltórios estelares convectivas, através de reações nucleares, fornecem uma ferramenta observacional para o estudo tanto da convecção quanto da evolução rotacional estelar. Neste contexto, a obtenção de fluxos cromosféricos, enquanto indicadores rotacionais, e estados evolutivos para uma extensa amostra de estrelas pode contribuir para o estabelecimento quantitativo da conexão entre a depleção do lítio e a evolução de momento angular estelar. Neste trabalho, procedemos a uma busca extensiva na literatura para as temperaturas efetivas, metalicidades, gravidades superficiais, fotometria, abundâncias do lítio, massas, idades e fluxos cromosféricos absolutos. Estabelecemos uma escala corrigida de abundâncias do Li com base em escalas homogêneas de temperatura efetiva obtidas a partir do perfil de Hα. Estudamos a conexão entre o Li e a atividade cromosférica. Também estudamos a conexão entre o Li e os demais parâmetros astrofísicos de interesse. Fizemos isso com base em diagramas H-R, trajetórias evolutivas por massa e idades. Procedemos ainda a uma análise multiparamétrica, usando regressões lineares das abundâncias corrigidas de Li em função dos nossos dados, evidenciando uma conexão do Li com a atividade cromosférica, enquanto indicador de idades, principalmente em estrelas jovens. A conexão entre Li e evolução rotacional,conectados com a difusão e circulação meridional, não se mostrou evidente.
Materia: Estrelas de tipo solar
Atividade cromosférica
Abundâncias químicas
Lítio
Solar-type stars
Chromospheric activity
Chemical abundances
Lithium
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
Unidade de producción: Observatório do Valongo
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 7-dic-2012
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : CARNEIRO, Tales Roberto Teixeira. Abundâncias de lítio, atividade cromosférica e evolução rotacional em estrelas de tipo solar. 2012. 130 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Astronomia) - Observatório do Valongo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Aparece en las colecciones: Astronomia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TRTCarneiro.pdf23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.