Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/17472
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Mercúrio retrógrado: do horóscopo à popularização dos conceitos astrológicos na comunicação
Autor(es)/Inventor(es): Benedito, Luana Fernanda
Tutor: Costa, Cristiane Henriques
Resumen: O trabalho aborda a popularização dos conceitos da astrologia na comunicação a partir do crescimento das redes sociais. Por meio de uma contextualização histórica, a pesquisa apresenta como o horóscopo surgiu e se popularizou nos jornais impressos, revistas, almanaques, rádio e televisão no século XX, e como neste milênio conceitos restritos a estudiosos estão acessíveis nas ferramentas digitais. Como referencial teórico serão utilizados os autores Theodor Adorno, Roland Barthes e Edgar Morin que escreveram obras sobre a temática dos astros. Para os aspectos comunicacionais serão usados os teóricos Pierre Bourdieu, Michel Foucault e Manuel Castells.
Materia: Astrologia
Horóscopo
Comunicação
Redes sociais
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 1-ene-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : BENEDITO, Luana Fernanda. Mercúrio retrógrado: do horóscopo à popularização dos conceitos astrológicos na comunicação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LBenedito.pdf695.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.