Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17472
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Mercúrio retrógrado: do horóscopo à popularização dos conceitos astrológicos na comunicação
Autor(es)/Inventor(es): Benedito, Luana Fernanda
Orientador: Costa, Cristiane Henriques
Resumo: O trabalho aborda a popularização dos conceitos da astrologia na comunicação a partir do crescimento das redes sociais. Por meio de uma contextualização histórica, a pesquisa apresenta como o horóscopo surgiu e se popularizou nos jornais impressos, revistas, almanaques, rádio e televisão no século XX, e como neste milênio conceitos restritos a estudiosos estão acessíveis nas ferramentas digitais. Como referencial teórico serão utilizados os autores Theodor Adorno, Roland Barthes e Edgar Morin que escreveram obras sobre a temática dos astros. Para os aspectos comunicacionais serão usados os teóricos Pierre Bourdieu, Michel Foucault e Manuel Castells.
Palavras-chave: Astrologia
Horóscopo
Comunicação
Redes sociais
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 1-Jan-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BENEDITO, Luana Fernanda. Mercúrio retrógrado: do horóscopo à popularização dos conceitos astrológicos na comunicação. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LBenedito.pdf695.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.