Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17499
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBelmonte, Valéria Nunes-
dc.contributor.authorMachado, Diego Vaz-
dc.date.accessioned2022-07-04T21:54:56Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:02Z-
dc.date.issued2017-03-10-
dc.identifier.citationMACHADO, Diego Vaz. Aplicação de videoaulas complementares e a análise do seu emprego no processo de ensino-aprendizagem em física no ensino médio. 2017. 147 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17499-
dc.description.abstractThis work presents a proposal of teaching Physics by using video lessons, in which students can have didactic support in their study moments. For this, produced video lessons are presented highlighting the way for application. Also, along with this audiovisual material are presented the didactic sequences that directed the classes, as well as a virtual platform for the students' access. In this work a manual has been produced that will serve as a guide for teachers to produce their own video lessons potentially significant according to David Ausubel's theory of meaningful learning. In it is presented a methodology of links among video lessons to make them even more interconnected. Also presented is a platform <universodafisicapr.wixsite.com/universodafisica> to be used by the students in which all video lessons of this material were made available. Results of a survey are also presented to map the way learners study. The use of video lessons as didactic support was satisfactory, since the students who used the material had the gain in learning potentiated.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRecursos audiovisuaispt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectAudiovisual resourcesen
dc.subjectTeaching and learningen
dc.subjectHigh schoolen
dc.titleAplicação de videoaulas complementares e a análise do seu emprego no processo de ensino-aprendizagem em física no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeComplementary video lessons application and the analysis of their using in the process of teaching and learning in physics in high schoolen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5381483815152916pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6663594053906136pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Tavares, Bernardo Mattos-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8031396119251201pt_BR
dc.contributor.referee1Maia, Raphael Nunes Púpio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3764845418222956pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Alexandre Lopes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4563261652431709pt_BR
dc.contributor.referee3Alves, Marcos Veríssimo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2819002798313342pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma proposta de uso de videoaulas no ensino de Física, na qual os alunos podem ter um apoio didático em seus momentos de estudo. Para isso são apresentadas as videoaulas produzidas destacando a maneira para aplicação. Ainda, juntamente com este material audiovisual são apresentadas as sequências didáticas que direcionaram as aulas, bem como uma plataforma virtual para acesso dos educandos. Neste trabalho ainda foi produzido um manual que servirá de guia para professores para produção de suas próprias videoaulas potencialmente significativas de acordo com a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Nele é apresentado uma metodologia de links entre as videoaulas para que fiquem ainda mais interligadas. Ainda é apresentado uma Plataforma <universodafisicapr.wixsite.com/universodafisica> para ser utilizada pelo educandos na qual foram disponibilizadas todas as videoaulas deste material. São ainda apresentados resultados de uma pesquisa realizada para mapear a maneira como os educandos estudam. O uso de videoaulas como apoio didático foi satisfatório, pois alunos que utilizaram o material tiveram o ganho na aprendizagem potencializados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Politécnicopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DVMACHADO_PPG_EF.pdf5.52 MBAdobe PDFView/Open
DVMACHADO_Produto.pdf763.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.