Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17499
Tipo: Dissertação
Título: Aplicação de videoaulas complementares e a análise do seu emprego no processo de ensino-aprendizagem em física no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Complementary video lessons application and the analysis of their using in the process of teaching and learning in physics in high school
Autor(es)/Inventor(es): Machado, Diego Vaz
Orientador: Belmonte, Valéria Nunes
Coorientador: Tavares, Bernardo Mattos
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de uso de videoaulas no ensino de Física, na qual os alunos podem ter um apoio didático em seus momentos de estudo. Para isso são apresentadas as videoaulas produzidas destacando a maneira para aplicação. Ainda, juntamente com este material audiovisual são apresentadas as sequências didáticas que direcionaram as aulas, bem como uma plataforma virtual para acesso dos educandos. Neste trabalho ainda foi produzido um manual que servirá de guia para professores para produção de suas próprias videoaulas potencialmente significativas de acordo com a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Nele é apresentado uma metodologia de links entre as videoaulas para que fiquem ainda mais interligadas. Ainda é apresentado uma Plataforma <universodafisicapr.wixsite.com/universodafisica> para ser utilizada pelo educandos na qual foram disponibilizadas todas as videoaulas deste material. São ainda apresentados resultados de uma pesquisa realizada para mapear a maneira como os educandos estudam. O uso de videoaulas como apoio didático foi satisfatório, pois alunos que utilizaram o material tiveram o ganho na aprendizagem potencializados.
Resumo: This work presents a proposal of teaching Physics by using video lessons, in which students can have didactic support in their study moments. For this, produced video lessons are presented highlighting the way for application. Also, along with this audiovisual material are presented the didactic sequences that directed the classes, as well as a virtual platform for the students' access. In this work a manual has been produced that will serve as a guide for teachers to produce their own video lessons potentially significant according to David Ausubel's theory of meaningful learning. In it is presented a methodology of links among video lessons to make them even more interconnected. Also presented is a platform <universodafisicapr.wixsite.com/universodafisica> to be used by the students in which all video lessons of this material were made available. Results of a survey are also presented to map the way learners study. The use of video lessons as didactic support was satisfactory, since the students who used the material had the gain in learning potentiated.
Palavras-chave: Recursos audiovisuais
Ensino e aprendizagem
Ensino médio
Audiovisual resources
Teaching and learning
High school
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física
Unidade produtora: Instituto Politécnico
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Mar-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MACHADO, Diego Vaz. Aplicação de videoaulas complementares e a análise do seu emprego no processo de ensino-aprendizagem em física no ensino médio. 2017. 147 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2017.
Aparece nas coleções:Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DVMACHADO_PPG_EF.pdf5.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
DVMACHADO_Produto.pdf763.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.