Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17536
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estudo tecnológico e modelagem reacional para processo Fischer-Tropsch com gás natural
Autor(es)/Inventor(es): Souza, Vitor Hugo Bezerra de
Orientador: Araujo, Ofélia de Queiroz Fernandes
Coorientador: Medeiros, José Luiz de
Coorientador: Oliveira, Fernando Barbosa de
Resumo: No Brasil, as recentes e importantes descobertas de reservas de petróleo do pré-sal implicarão na intensificação do uso de Gás Natural no Brasil. A produção no pólo pré-sal em 2017 deverá ficar próxima de 1,2 milhão de barris/dia. Se esse volume estimado se confirmar, representará mais da metade da atual produção da Petrobras, de 1,885 milhão de barris/dia, segundo dados de agosto de 2008. Ao mesmo tempo, a produção de gás natural poderia alcançar 53 milhões de metros cúbicos/dia no pólo pré-sal no mesmo período, volume em patamar semelhante à produção atual de gás da Petrobras, de 52,7 milhões de metros cúbicos/dia. Frente ao cenário de expansão na oferta de GN, este trabalho aborda diversos tipos de utilização deste recurso. O objetivo deste trabalho é apresentar alternativas tecnológicas para utilização e transporte do Gás Natural que podem ser aplicadas no aproveitamento tanto das novas como das já existentes reservas de gás no Brasil, para a obtenção de Gás Natural Liquefeito (GNL), Metanol, Dimetil Éter (DME) e Gas to Liquids (GTL). Adicionalmente a este levantamento na literatura, é apresentada a modelagem da síntese de Fischer-Trosch, etapa central do processo GTL, utilizando o modelo de distribuição de Anderson-Schulz-Flory. Nas simulações, apresenta-se a influência do fator probabilidade de crescimento da cadeia (α) nesta reação, e propõe-se fluxograma simplificado, simulado no ambiente de simulação comercial HYSYS. Na conclusão, os resultados das simulações orientam no desenvolvimento de trabalhos futuros na síntese de Fischer-Tropsch e processo GTL.
Palavras-chave: Gás Natural
Transporte
Gas to Liquids
Processo
Fischer-Tropsch
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::PETROLEO E PETROQUIMICA
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SOUZA, Vitor Hugo Bezerra de. Estudo tecnológico e modelagem reacional para processo Fischer-Tropsch com gás natural. 2008. 101 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VHBSouza.pdf2.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.