Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17544
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Influência da salinidade na condição de equilíbrio de hidratos de gás natural e no desempenho de inibidores cinéticos
Autor(es)/Inventor(es): Caeiro, Igor de Miranda Machado
Orientador: Camargo, Carla Luciane Manske
Coorientador: Young, Ingrid Azevedo de Oliveira
Coorientador: Segtovich, Iuri Soter Viana
Resumo: A formação de hidratos de gás natural é um dos maiores desafios enfrentados durante a exploração de óleo e gás offshore em águas profundas, devido às condições de baixas temperaturas e altas pressões. Os problemas com a formação de hidratos estão principalmente associados à perda de carga por obstrução das linhas de produção submarina e uma das formas mais usuais de prevenção de hidratos se dá pela adição de inibidores químicos. Com o início das operações em poços produtores no pré-sal, o aumento do total de sólidos dissolvidos na água de produção característica destes reservatórios altera as condições de formação de hidratos. Entender como o aumento da salinidade interfere na suscetibilidade do sistema para a ocorrência deste fenômeno e como pode afetar inibidores comerciais é interessante para desenvolver estratégias de garantia de escoamento em campos localizados em águas profundas e ultraprofundas. Neste trabalho, através de modelagem de equilíbrio do sistema líquido-gáshidrato, foi possível verificar que o aumento da concentração de sais leva ao deslocamento da condição de formação de hidratos a menores temperaturas. Porém, mesmo em casos próximos à saturação, a atuação individual dos sais não seria suficiente para eliminar o risco de formação de hidratos e outros métodos preventivos são necessários para ação conjunta. Para os inibidores cinéticos, a presença de sais em baixas concentrações aumentou seu desempenho inibitório, mas altas concentrações de sais estão relacionadas com sua inativação por precipitação. Inibidores cinéticos compatíveis com altas salinidades ainda estão sendo pesquisados e desenvolvidos a nível de bancada, mas acredita-se que possa haver um valor ótimo (ou máximo) de salinidade que alie o benefício inibitório do sal em água sem que haja a inativação do inibidor cinético. Para maior compreensão destes fenômenos, são necessários mais dados experimentais de equilíbrio em concentrações mais elevadas de sal e uma investigação aprofundada do desempenho de inibidores cinéticos em diferentes concentrações de sais.
Palavras-chave: Hidratos
Gás Natural
Salinidade
Inibidores cinéticos
Assunto CNPq: CNPQ::OUTROS::QUIMICA INDUSTRIAL
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 14-Jun-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IMMCaeiro.pdf819.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.