Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17572
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Burrowes, Patricia Cecilia | - |
dc.contributor.author | Mendonça, Gabriel Serpa Monteiro | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-08T19:42:13Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:04Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-24 | - |
dc.identifier.citation | MENDONÇA, Gabriel Serpa Monteiro. Pós-terror: a percepção dos fãs de terror no que tange a existência de um novo subgênero. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17572 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Terror | pt_BR |
dc.subject | Filmes de terror | pt_BR |
dc.subject | Etnografia | pt_BR |
dc.title | Pós-terror: a percepção dos fãs de terror no que tange a existência de um novo subgênero | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cardoso, Mônica Machado | - |
dc.contributor.referee2 | Rett, Lucimara | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo compreender a percepção dos fãs de terror em relação ao termo "pós-terror", anos depois de ser mencionado pela primeira vez por Steve Rose, em 2017. Com esse objetivo, a abordagem teórica foi estabelecida através da combinação do conceito de Ideal romântico de Colin Campbell e da discussão feita por Lucy Bennett acerca do momento atual dos estudos da Cultura de fãs. Através do uso da técnica de amostragem por critério, foi selecionado um grupo de fãs no Facebook, no qual foi realizada uma Etnografia Digital, seguindo o método de Daniel Miller. Os resultados mostraram que, embora os fãs acreditem que existam filmes de terror contribuindo com propostas inovadoras, através de temas metafísicos e com um uso menor dos clichês do gênero, como propôs Steve Rose, isso não é um argumento para excluí-los do terror, mas, sim, para demonstrar que são filmes do subgênero chamado terror psicológico, de forma que os fãs do grupo classificam as intenções por trás do termo "pós-terror" como prejudiciais para o gênero terror, considerando as noções elitistas que estão nos fundamentos do termo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Publicidade |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GMendonça.pdf | 583.95 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.