Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/17572
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Pós-terror: a percepção dos fãs de terror no que tange a existência de um novo subgênero
Autor(es)/Inventor(es): Mendonça, Gabriel Serpa Monteiro
Tutor: Burrowes, Patricia Cecilia
Resumen: O presente trabalho tem como objetivo compreender a percepção dos fãs de terror em relação ao termo "pós-terror", anos depois de ser mencionado pela primeira vez por Steve Rose, em 2017. Com esse objetivo, a abordagem teórica foi estabelecida através da combinação do conceito de Ideal romântico de Colin Campbell e da discussão feita por Lucy Bennett acerca do momento atual dos estudos da Cultura de fãs. Através do uso da técnica de amostragem por critério, foi selecionado um grupo de fãs no Facebook, no qual foi realizada uma Etnografia Digital, seguindo o método de Daniel Miller. Os resultados mostraram que, embora os fãs acreditem que existam filmes de terror contribuindo com propostas inovadoras, através de temas metafísicos e com um uso menor dos clichês do gênero, como propôs Steve Rose, isso não é um argumento para excluí-los do terror, mas, sim, para demonstrar que são filmes do subgênero chamado terror psicológico, de forma que os fãs do grupo classificam as intenções por trás do termo "pós-terror" como prejudiciais para o gênero terror, considerando as noções elitistas que estão nos fundamentos do termo.
Materia: Terror
Filmes de terror
Etnografia
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 24-nov-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MENDONÇA, Gabriel Serpa Monteiro. Pós-terror: a percepção dos fãs de terror no que tange a existência de um novo subgênero. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Publicidade

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GMendonça.pdf583.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.