Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17578
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Funk carioca: entre a demonização e a glamourização
Autor(es)/Inventor(es): Veríssimo, Vitória Barbosa
Orientador: Herschmann, Micael Maiolino
Resumo: O trabalho tem o objetivo de analisar como o movimento do funk da cidade do Rio de Janeiro ocupa espaço na mídia através de uma dinâmica de demonização e glamourização do estilo musical nos veículos de comunicação do país, a partir do estudo de caso e da análise documental das carreiras de Rennan da Penha, Valesca Popozuda e Ludmilla. A partir de autores que se dedicaram à história do funk, pretende-se contextualizar o surgimento do movimento e utilizar recortes sociais de raça, gênero e classe para debater o que é definido como glamouroso versus criminoso pelos detentores do poder, que se apropriam e se beneficiam do movimento quando lhe é rentável. Dessa forma, busca-se compreender quais razões levam a mídia e o Estado a permanecerem tendo esse tipo de comportamento contra a cultura em que está inserido o funk.
Palavras-chave: Funk (Música)
Mídia (Publicidade)
Comunismo e cultura
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 22-Mar-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: VERÍSSIMO, Vitória Barbosa. Funk carioca: entre a demonização e a glamourização. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VVerissimo.pdf1.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.