Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17608
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Haddock Lobo, Rafael | - |
dc.contributor.author | Almeida, Daniela Oliveira de | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-11T21:30:00Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:05Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17608 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Liberdade | pt_BR |
dc.subject | Freire, Paulo | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.title | Educação crítica como forma de praticar a liberdade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5393663349640485 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3869790495028592 | pt_BR |
dc.description.resumo | A partir do pensamento crítico de Paulo Freire, das concepções filosóficas de Michel Foucault e das (escre)vivências de bell hooks, este trabalho pretende abordar a problemática acerca das práticas de liberdade, no que diz respeito às nossas condutas, ao nosso pensamento acerca do mundo e à nossa ética. Sob um contexto entre uma reabertura política e a ditadura militar no Brasil, entenderemos esse recorte a partir das perspectivas educacionais de Paulo Freire. Mostraremos como, em uma fase de transição da sociedade brasileira, podemos reconhecer as heranças escravocratas de um país que tem como base histórica sua desvalorização e uma mentalidade estratificada. Investigaremos, ainda, sob que noção de ética as práticas de liberdade nos são colocadas desde a Grécia Antiga e como isso era entendido pelos gregos e incorporado à sua conduta. Por meio da análise do que seriam as práticas de liberdade, adentraremos às experiências da autora bell hooks, que, em sua formação inicial, pôde vivenciar o que chamamos aqui de uma educação como prática da liberdade. Veremos também como, posteriormente, o autor Paulo Freire foi essencial para que pudéssemos ter contato com os escritos da autora e como ele influenciou sua carreira de professora universitária. A partir das noções apresentadas, discorreremos acerca das práticas de liberdade no contexto atual brasileiro e como essa educação pode nos auxiliar sobre as questões que temos ao praticar a tarefa filosófica de pensar o presente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia e Ciências Sociais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::FILOSOFIA BRASILEIRA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Filosofia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DOAlmeida.pdf | 201.62 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.