Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17608
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Educação crítica como forma de praticar a liberdade
Autor(es)/Inventor(es): Almeida, Daniela Oliveira de
Orientador: Haddock Lobo, Rafael
Resumo: A partir do pensamento crítico de Paulo Freire, das concepções filosóficas de Michel Foucault e das (escre)vivências de bell hooks, este trabalho pretende abordar a problemática acerca das práticas de liberdade, no que diz respeito às nossas condutas, ao nosso pensamento acerca do mundo e à nossa ética. Sob um contexto entre uma reabertura política e a ditadura militar no Brasil, entenderemos esse recorte a partir das perspectivas educacionais de Paulo Freire. Mostraremos como, em uma fase de transição da sociedade brasileira, podemos reconhecer as heranças escravocratas de um país que tem como base histórica sua desvalorização e uma mentalidade estratificada. Investigaremos, ainda, sob que noção de ética as práticas de liberdade nos são colocadas desde a Grécia Antiga e como isso era entendido pelos gregos e incorporado à sua conduta. Por meio da análise do que seriam as práticas de liberdade, adentraremos às experiências da autora bell hooks, que, em sua formação inicial, pôde vivenciar o que chamamos aqui de uma educação como prática da liberdade. Veremos também como, posteriormente, o autor Paulo Freire foi essencial para que pudéssemos ter contato com os escritos da autora e como ele influenciou sua carreira de professora universitária. A partir das noções apresentadas, discorreremos acerca das práticas de liberdade no contexto atual brasileiro e como essa educação pode nos auxiliar sobre as questões que temos ao praticar a tarefa filosófica de pensar o presente.
Palavras-chave: Educação
Liberdade
Freire, Paulo
Pedagogia
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA::FILOSOFIA BRASILEIRA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
Unidade produtora: Instituto de Filosofia e Ciências Sociais
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOAlmeida.pdf201.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.