Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17637
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Impeachment: uma análise do mecanismo de impedimento do presidente da república sob a égide da constituição da República Federativa do Brasil de 1988
Author(s)/Inventor(s): Ribeiro, Mariana Ramires
Advisor: Bolonha, Carlos Alberto Pereira das Neves
Co-advisor: Oliveira, Wagner Vinicius de
Abstract: O presente trabalho tem como objeto de estudo o processo de impeachment presidencial no Brasil sob a égide da Constituição Federal de 1988 e se propõe a responder à pergunta: existem critérios implícitos para a admissibilidade do pedido de impeachment presidencial no Brasil? Para tal, será traçado um breve histórico do instituto no ordenamento brasileiro e serão introduzidos os conceitos de capacidade institucional, efeitos sistêmicos e constitutional showdown da teoria institucional estadunidense. A pesquisa delimitou a análise às esferas dos Poderes Executivo e Legislativo do Estado brasileiro desde a promulgação da CRFB/88 até o final do governo de Michel Temer e foi dividida em duas fases: uma exploratória, a partir do estudo quantitativo dos pedidos de impeachment presidenciais submetidos ao Presidente da Câmara dos Deputados sob a vigência da CRFB/88, e outra de análise dos dados referentes tanto aos pedidos de impeachment presidenciais quanto à situação econômica e política e quanto à popularidade do Presidente em cada período. Finalmente, far-se-á uma análise qualitativa dos processos de impeachment de Fernando Collor e Dilma Rousseff, identificando os principais pontos de convergência entre eles. Ao final, será possível vislumbrar que o impeachment tem se consolidado como uma arma política de cassação prematura dos mandatos presidenciais no Brasil que está diretamente ligada ao insatisfatório desempenho econômico, à consolidação de uma oposição legislativa majoritária e à reprovação do governo.
Keywords: Barganha Política
Brasil
Impeachment Presidencial
Popularidade
Teoria Institucional
Institutional Theory
Political Bargain
Popularity
Presidential Impeachment
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: RIBEIRO, Mariana Ramires. Impeachment: uma análise do mecanismo de impedimento do presidente da república sob a égide da constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 2021. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MRRibeiro.pdf1.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.