Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17672
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Projeto de uma planta para a produção de fator IX recombinante
Autor(es)/Inventor(es): Gonzaga, Cristiane São Bento
Cotrim, Mariana Petrillo
Ribas, Rafael Cavaliere
Orientador: Medronho, Ricardo de Andrade
Coorientador: Alves, Flávia Chaves
Resumo: O fator IX é uma proteína que participa da via intrínseca da coagulação sanguínea. Sua deficiência causa a hemofilia do tipo B. O tratamento dessa doença hereditária é feito por infusão de concentrado do fator. Geralmente, esse concentrado é proveniente de fracionamento de plasma sanguíneo, que apresenta possibilidade, ainda que pequena, de estar contaminado com vírus presentes no sangue. Nos últimos anos, foram desenvolvidas técnicas para a síntese de fator IX recombinante em que nenhuma proteína derivada de plasma humano ou animal é utilizada. Atualmente há cerca de 1300 hemofílicos no Brasil, o que acarreta um custo anual de 30 milhões de reais para a União com importação de fator IX, que não é produzido no país, para tratamento de episódios hemorrágicos. No presente trabalho, foi dimensionada uma planta para produção de fator IX visando atender a demanda brasileira de 207 milhões de UI de fator IX para tratamento profilático da hemofilia do tipo B, no ano de 2025 (último ano de vida útil considerado para a planta, que corresponde à maior demanda). Para a síntese do fator IX recombinante, foram utilizadas células CHO cultivadas em biorreator operando em perfusão, com hidrociclone como dispositivo de separação de células; para purificação, empregaram-se processos cromatográficos e com membranas e, para a inativação viral, o método do solvente e detergente foi utilizado. Pelas análises de viabilidade econômica realizadas, a construção de uma planta para a produção de Fator IX recombinante no Brasil seria viável, uma vez que o lucro anual foi calculado em torno de aproximadamente 60 milhões de reais e o valor presente líquido, 217 milhões para uma vida útil da planta de 10 anos; o tempo de retorno do investimento é de aproximadamente sete meses e o valor do investimento é muito próximo do gasto anual de importação do fator IX. Além disso, as análises de sensibilidade mostraram que, mesmo para variações bruscas no mercado do fator, o lucro e o valor presente líquido do projeto se manteriam positivos, garantindo segurança ao projeto.
Palavras-chave: Hemofilia
Tratamento
Sangue
Fator IX
Produção
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::ENGENHARIA ECONOMICA::ANALISE DE CUSTOS
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Set-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: GONZAGA, Cristiane São Bento; COTRIM, Mariana Petrillo; RIBAS, Rafael Cavaliere. Projeto de uma planta para a produção de fator IX recombinante. 2009. 147 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CSBGonzaga.pdf1.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.