Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/17680
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorJardim, Maria Helena Cautiero Horta-
dc.contributor.authorBarbosa, Eduardo da Silva-
dc.contributor.authorCardoso, Rafael Pais-
dc.contributor.authorLima, Tainá da Silva-
dc.date.accessioned2022-07-14T18:49:11Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:07Z-
dc.date.issued2022-05-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17680-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSimulação computacionalpt_BR
dc.subjectCurrículos e programaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.titlePSI-UFRJ: simulações computacionais alinhadas à BNCC para o ensino básicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5855175438608498pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Delgado, Carla Amor Divino-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3831909651244142pt_BR
dc.contributor.referee1Rossetto, Silvana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0054098292730720pt_BR
dc.contributor.referee2Xexéo, Geraldo Bonorino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4783565791787812pt_BR
dc.contributor.referee3Marinho, Fernando Celso Villar-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8188046206638473pt_BR
dc.description.resumoÉ notável que o uso das TICs para a aprendizagem tem tido um impacto positivo no âmbito escolar. Dentre elas estão as simulações computacionais (SCs), objeto de estudo central deste trabalho. Apesar disso, por meio de uma pesquisa inicial, percebeu-se que há uma carência de simulações gratuitas em português brasileiro para o ensino de matemática e biologia a nível de ensino básico. Sendo assim, esta pesquisa tem por objetivo desenvolver um conjunto de simulações interativas como recurso de aprendizagem, com sugestões de atividades por meio de planos de aula. Tais simulações são associadas a algumas competências e habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) voltadas para o ensino da matemática e biologia para alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Para facilitar o acesso a essas SC, criou-se também a Plataforma de Simulações Interativas da UFRJ (PSI-UFRJ), website onde elas estão disponibilizadas para download. Dado o alinhamento à BNCC e análise de dados do Enem e Saeb, definiu-se o público-alvo e tema, com as suas habilidades associadas. Em seguida, as simulações foram construídas em duas fases: design e desenvolvimento; incluindo as etapas de ideação, prototipação de baixa fidelidade até a codificação. As ferramentas Unity, Figma e Blender foram as mais utilizadas. Como primeiro passo no processo de validação dessas simulações, educadores do ensino básico de matemática e biologia elaboraram planos de aula fazendo uso das mesmas. Com estes documentos, conclui-se que as SCs criadas são aplicáveis para o ensino dos temas propostos por elas e que os professores acreditam que elas poderiam facilitar o desenvolvimento de algumas das habilidades da BNCC. Contudo, ainda é necessário aplicar as simulações nas escolas visando observar uma aprendizagem efetiva por parte dos alunos, de forma a obter uma validação mais completa dos softwares produzidos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::MATEMATICA DA COMPUTACAO::MODELOS ANALITICOS E DE SIMULACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESBarbosa.pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.