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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: PSI-UFRJ: simulações computacionais alinhadas à BNCC para o ensino básico
Autor(es)/Inventor(es): Barbosa, Eduardo da Silva
Cardoso, Rafael Pais
Lima, Tainá da Silva
Orientador: Jardim, Maria Helena Cautiero Horta
Coorientador: Delgado, Carla Amor Divino
Resumo: É notável que o uso das TICs para a aprendizagem tem tido um impacto positivo no âmbito escolar. Dentre elas estão as simulações computacionais (SCs), objeto de estudo central deste trabalho. Apesar disso, por meio de uma pesquisa inicial, percebeu-se que há uma carência de simulações gratuitas em português brasileiro para o ensino de matemática e biologia a nível de ensino básico. Sendo assim, esta pesquisa tem por objetivo desenvolver um conjunto de simulações interativas como recurso de aprendizagem, com sugestões de atividades por meio de planos de aula. Tais simulações são associadas a algumas competências e habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) voltadas para o ensino da matemática e biologia para alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Para facilitar o acesso a essas SC, criou-se também a Plataforma de Simulações Interativas da UFRJ (PSI-UFRJ), website onde elas estão disponibilizadas para download. Dado o alinhamento à BNCC e análise de dados do Enem e Saeb, definiu-se o público-alvo e tema, com as suas habilidades associadas. Em seguida, as simulações foram construídas em duas fases: design e desenvolvimento; incluindo as etapas de ideação, prototipação de baixa fidelidade até a codificação. As ferramentas Unity, Figma e Blender foram as mais utilizadas. Como primeiro passo no processo de validação dessas simulações, educadores do ensino básico de matemática e biologia elaboraram planos de aula fazendo uso das mesmas. Com estes documentos, conclui-se que as SCs criadas são aplicáveis para o ensino dos temas propostos por elas e que os professores acreditam que elas poderiam facilitar o desenvolvimento de algumas das habilidades da BNCC. Contudo, ainda é necessário aplicar as simulações nas escolas visando observar uma aprendizagem efetiva por parte dos alunos, de forma a obter uma validação mais completa dos softwares produzidos.
Palavras-chave: Simulação computacional
Currículos e programas
Ensino fundamental
Ensino médio
Ensino de matemática
Ensino de biologia
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::MATEMATICA DA COMPUTACAO::MODELOS ANALITICOS E DE SIMULACAO
Unidade produtora: Instituto de Computação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 31-Mai-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciência da Computação

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