Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/17680
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | PSI-UFRJ: simulações computacionais alinhadas à BNCC para o ensino básico |
Autor(es)/Inventor(es): | Barbosa, Eduardo da Silva Cardoso, Rafael Pais Lima, Tainá da Silva |
Orientador: | Jardim, Maria Helena Cautiero Horta |
Coorientador: | Delgado, Carla Amor Divino |
Resumo: | É notável que o uso das TICs para a aprendizagem tem tido um impacto positivo no âmbito escolar. Dentre elas estão as simulações computacionais (SCs), objeto de estudo central deste trabalho. Apesar disso, por meio de uma pesquisa inicial, percebeu-se que há uma carência de simulações gratuitas em português brasileiro para o ensino de matemática e biologia a nível de ensino básico. Sendo assim, esta pesquisa tem por objetivo desenvolver um conjunto de simulações interativas como recurso de aprendizagem, com sugestões de atividades por meio de planos de aula. Tais simulações são associadas a algumas competências e habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) voltadas para o ensino da matemática e biologia para alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Para facilitar o acesso a essas SC, criou-se também a Plataforma de Simulações Interativas da UFRJ (PSI-UFRJ), website onde elas estão disponibilizadas para download. Dado o alinhamento à BNCC e análise de dados do Enem e Saeb, definiu-se o público-alvo e tema, com as suas habilidades associadas. Em seguida, as simulações foram construídas em duas fases: design e desenvolvimento; incluindo as etapas de ideação, prototipação de baixa fidelidade até a codificação. As ferramentas Unity, Figma e Blender foram as mais utilizadas. Como primeiro passo no processo de validação dessas simulações, educadores do ensino básico de matemática e biologia elaboraram planos de aula fazendo uso das mesmas. Com estes documentos, conclui-se que as SCs criadas são aplicáveis para o ensino dos temas propostos por elas e que os professores acreditam que elas poderiam facilitar o desenvolvimento de algumas das habilidades da BNCC. Contudo, ainda é necessário aplicar as simulações nas escolas visando observar uma aprendizagem efetiva por parte dos alunos, de forma a obter uma validação mais completa dos softwares produzidos. |
Palavras-chave: | Simulação computacional Currículos e programas Ensino fundamental Ensino médio Ensino de matemática Ensino de biologia |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::MATEMATICA DA COMPUTACAO::MODELOS ANALITICOS E DE SIMULACAO |
Unidade produtora: | Instituto de Computação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 31-Mai-2022 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ESBarbosa.pdf | 1.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.