Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/17680
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | PSI-UFRJ: simulações computacionais alinhadas à BNCC para o ensino básico |
Autor(es)/Inventor(es): | Barbosa, Eduardo da Silva Cardoso, Rafael Pais Lima, Tainá da Silva |
Tutor: | Jardim, Maria Helena Cautiero Horta |
Tutor : | Delgado, Carla Amor Divino |
Resumen: | É notável que o uso das TICs para a aprendizagem tem tido um impacto positivo no âmbito escolar. Dentre elas estão as simulações computacionais (SCs), objeto de estudo central deste trabalho. Apesar disso, por meio de uma pesquisa inicial, percebeu-se que há uma carência de simulações gratuitas em português brasileiro para o ensino de matemática e biologia a nível de ensino básico. Sendo assim, esta pesquisa tem por objetivo desenvolver um conjunto de simulações interativas como recurso de aprendizagem, com sugestões de atividades por meio de planos de aula. Tais simulações são associadas a algumas competências e habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) voltadas para o ensino da matemática e biologia para alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Para facilitar o acesso a essas SC, criou-se também a Plataforma de Simulações Interativas da UFRJ (PSI-UFRJ), website onde elas estão disponibilizadas para download. Dado o alinhamento à BNCC e análise de dados do Enem e Saeb, definiu-se o público-alvo e tema, com as suas habilidades associadas. Em seguida, as simulações foram construídas em duas fases: design e desenvolvimento; incluindo as etapas de ideação, prototipação de baixa fidelidade até a codificação. As ferramentas Unity, Figma e Blender foram as mais utilizadas. Como primeiro passo no processo de validação dessas simulações, educadores do ensino básico de matemática e biologia elaboraram planos de aula fazendo uso das mesmas. Com estes documentos, conclui-se que as SCs criadas são aplicáveis para o ensino dos temas propostos por elas e que os professores acreditam que elas poderiam facilitar o desenvolvimento de algumas das habilidades da BNCC. Contudo, ainda é necessário aplicar as simulações nas escolas visando observar uma aprendizagem efetiva por parte dos alunos, de forma a obter uma validação mais completa dos softwares produzidos. |
Materia: | Simulação computacional Currículos e programas Ensino fundamental Ensino médio Ensino de matemática Ensino de biologia |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::MATEMATICA DA COMPUTACAO::MODELOS ANALITICOS E DE SIMULACAO |
Unidade de producción: | Instituto de Computação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 31-may-2022 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Ciência da Computação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ESBarbosa.pdf | 1.03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.