Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17750
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A construção do conceito de violência obstétrica enquanto violência de gênero e os mecanismos jurídicos de proteção às mulheres parturientes
Autor(es)/Inventor(es): Mentor, Gabriela Fernandes Rodrigues
Orientador: Xavier, José Roberto Franco
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo promover uma análise empírica e sistemática acerca da construção do conceito de violência obstétrica, enquanto violência de gênero. O enfoque da pesquisa será o de compreender, à luz dos relatos extraídos de mulheres parturientes e profissionais da área de saúde, a extensão desta grave e silenciosa modalidade de violência tão pouco abordada social e academicamente. Para tanto, buscou-se delimitar a exploração do tema, estabelecendo importantes pilares de análise, são eles: Contexto social e conceituação, objetificação do papel social feminino, naturalização do uso de mecanismos excedentes, violação da autonomia e subjetividade, banalização da dor e as relações de poder que compõem a rede assistencial. Por fim, buscou-se compreender quais os mecanismos jurídicos, previstos no ordenamento brasileiro, respaldam e amparam as vítimas de violência obstétrica que compreende, desde a intervenção inadequada de tecnologia no parto, com a realização de procedimentos invasivos e não comprovados cientificamente, até o abuso físico, moral e sexual da gestante em processo parturitivo.
Palavras-chave: Violência obstétrica
Violência de gênero
Métodos excedentes
Direitos humanos
Direitos reprodutivos
Mecanismos jurídicos
Obstetric violence
Gender violence
Surplus methods
Human rights
Reproductive rights
Legal mechanisms
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENAL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MENTOR, Gabriela Fernandes Rodrigues. A construção do conceito de violência obstétrica enquanto violência de gênero e os mecanismos jurídicos de proteção às mulheres parturientes. 2021. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GFRMentor.pdf668.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.