Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17797
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Leão, Rosa Maria Meri | - |
dc.contributor.author | Miranda Neto, Bruno Rafaeli de | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-21T01:23:33Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:17Z | - |
dc.date.issued | 2018-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17797 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | educação a distância | pt_BR |
dc.subject | videoaulas | pt_BR |
dc.title | Análise dos dados coletados de uma plataforma de educação a distância | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of data collected from a distance education platform | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Bruno, Gaspare Giuliano Elias | - |
dc.contributor.referee1 | Menasche, Daniel Sadoc | - |
dc.contributor.referee2 | Cukierman, Henrique Luiz | - |
dc.description.resumo | O serviço de educação a distância vem se tornando uma importante alternativa para estudantes que buscam se profissionalizar. O aumento da procura por esse tipo de serviço traz a necessidade de se estudar a efetividade do aprendizado a distância e o engajamento dos alunos. O laboratório LAND tem participado de um projeto de educação a distância no estado do Rio de Janeiro. No âmbito desse projeto foi desenvolvido um sistema de videoaulas que atualmente está disponível como um serviço da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), denominado Videoaula@RNP. O serviço Videoaula@RNP possui mais de 400 videoaulas e é acessado por mais de 40 mil alunos por mês. Neste trabalho, buscamos entender o comportamento dos estudantes ao assistirem videoaulas de forma a identificar padrões e características que indiquem como construir uma boa videoaula, i.e, uma aula que consiga prender a atenção dos alunos por mais tempo. Para isso, usamos um conjunto de logs, coletados durante cinco anos (2012 - 2017), com as ações realizadas pelos alunos (pausa, avanço, retrocesso, etc) durante uma videoaula. A primeira etapa do trabalho foi processar e organizar os dados dos logs em um banco de dados para facilitar a obtenção das métricas de interesse. Quatro métricas principais foram usadas para as análises: (1) SessionTime - duração da sessão do aluno. (2) PlayTime - tempo em ”play”, que é o tempo que o aluno executa o comando ”play”. (3) Videotime - tempo em ”play”sem repetição. (4) Fração do número de visualizações por fração do tempo de vídeo. Em uma segunda etapa, analisamos as métricas considerando vários cenários. A partir dos resultados encontrados, propomos uma reflexão acerca da metodologia de ensino utilizada nas videoaulas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola Politécnica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia de Computação e Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
monopoli10023048.pdf | 3.41 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.