Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17797
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise dos dados coletados de uma plataforma de educação a distância
Título(s) alternativo(s): Analysis of data collected from a distance education platform
Autor(es)/Inventor(es): Miranda Neto, Bruno Rafaeli de
Orientador: Leão, Rosa Maria Meri
Coorientador: Bruno, Gaspare Giuliano Elias
Resumo: O serviço de educação a distância vem se tornando uma importante alternativa para estudantes que buscam se profissionalizar. O aumento da procura por esse tipo de serviço traz a necessidade de se estudar a efetividade do aprendizado a distância e o engajamento dos alunos. O laboratório LAND tem participado de um projeto de educação a distância no estado do Rio de Janeiro. No âmbito desse projeto foi desenvolvido um sistema de videoaulas que atualmente está disponível como um serviço da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), denominado Videoaula@RNP. O serviço Videoaula@RNP possui mais de 400 videoaulas e é acessado por mais de 40 mil alunos por mês. Neste trabalho, buscamos entender o comportamento dos estudantes ao assistirem videoaulas de forma a identificar padrões e características que indiquem como construir uma boa videoaula, i.e, uma aula que consiga prender a atenção dos alunos por mais tempo. Para isso, usamos um conjunto de logs, coletados durante cinco anos (2012 - 2017), com as ações realizadas pelos alunos (pausa, avanço, retrocesso, etc) durante uma videoaula. A primeira etapa do trabalho foi processar e organizar os dados dos logs em um banco de dados para facilitar a obtenção das métricas de interesse. Quatro métricas principais foram usadas para as análises: (1) SessionTime - duração da sessão do aluno. (2) PlayTime - tempo em ”play”, que é o tempo que o aluno executa o comando ”play”. (3) Videotime - tempo em ”play”sem repetição. (4) Fração do número de visualizações por fração do tempo de vídeo. Em uma segunda etapa, analisamos as métricas considerando vários cenários. A partir dos resultados encontrados, propomos uma reflexão acerca da metodologia de ensino utilizada nas videoaulas.
Palavras-chave: educação a distância
videoaulas
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Unidade produtora: Escola Politécnica
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mar-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia de Computação e Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monopoli10023048.pdf3.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.