Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/177
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Diagnóstico de acessibilidade em bibliotecas : inclusão social no ambiente universitário |
Autor(es)/Inventor(es): | Pinho, Juliana Carvalho |
Tutor: | Costa, Robson Santos |
Resumen: | Na sociedade contemporânea, a inclusão do aluno com deficiência representa um desafio que abrange desde a modalidade de Educação Infantil até o Ensino Superior, em instituições tanto privadas quanto públicas. Em um contexto social que se pretende inclusivo, o acesso ao conhecimento registrado se faz ao construir canais que possibilitem o acesso à informação, compreendida aqui como um bem socialmente compartilhável. Desse modo, o presente trabalho objetiva verificar a relevância de políticas de acessibilidade no espaço de bibliotecas universitárias e se as mesmas otimizam o acesso à informação para usuários com deficiências específicas. Para tal propósito selecionamos duas bibliotecas universitárias da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O diagnóstico mostrou que ambas as bibliotecas apresentam falhas em termos de acessibilidade, principalmente comunicacional e instrumental. |
Materia: | Acessibilidade Bibliotecas universitárias Inclusão social |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
Unidade de producción: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 8-mar-2016 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC 2 (FINAL)JULIANA-PINHO.pdf | 1.3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.