Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/177
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Diagnóstico de acessibilidade em bibliotecas : inclusão social no ambiente universitário
Autor(es)/Inventor(es): Pinho, Juliana Carvalho
Tutor: Costa, Robson Santos
Resumen: Na sociedade contemporânea, a inclusão do aluno com deficiência representa um desafio que abrange desde a modalidade de Educação Infantil até o Ensino Superior, em instituições tanto privadas quanto públicas. Em um contexto social que se pretende inclusivo, o acesso ao conhecimento registrado se faz ao construir canais que possibilitem o acesso à informação, compreendida aqui como um bem socialmente compartilhável. Desse modo, o presente trabalho objetiva verificar a relevância de políticas de acessibilidade no espaço de bibliotecas universitárias e se as mesmas otimizam o acesso à informação para usuários com deficiências específicas. Para tal propósito selecionamos duas bibliotecas universitárias da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O diagnóstico mostrou que ambas as bibliotecas apresentam falhas em termos de acessibilidade, principalmente comunicacional e instrumental.
Materia: Acessibilidade
Bibliotecas universitárias
Inclusão social
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 8-mar-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC 2 (FINAL)JULIANA-PINHO.pdf1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.