Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/177
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Diagnóstico de acessibilidade em bibliotecas : inclusão social no ambiente universitário |
Autor(es)/Inventor(es): | Pinho, Juliana Carvalho |
Orientador: | Costa, Robson Santos |
Resumo: | Na sociedade contemporânea, a inclusão do aluno com deficiência representa um desafio que abrange desde a modalidade de Educação Infantil até o Ensino Superior, em instituições tanto privadas quanto públicas. Em um contexto social que se pretende inclusivo, o acesso ao conhecimento registrado se faz ao construir canais que possibilitem o acesso à informação, compreendida aqui como um bem socialmente compartilhável. Desse modo, o presente trabalho objetiva verificar a relevância de políticas de acessibilidade no espaço de bibliotecas universitárias e se as mesmas otimizam o acesso à informação para usuários com deficiências específicas. Para tal propósito selecionamos duas bibliotecas universitárias da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O diagnóstico mostrou que ambas as bibliotecas apresentam falhas em termos de acessibilidade, principalmente comunicacional e instrumental. |
Palavras-chave: | Acessibilidade Bibliotecas universitárias Inclusão social |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA |
Unidade produtora: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 8-Mar-2016 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC 2 (FINAL)JULIANA-PINHO.pdf | 1.3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.