Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/17821
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Modelagem cibernética de cultura de saccharomyces cerevisiae com base no ciclo celular
Autor(es)/Inventor(es): Lisboa, Anderson Mazolli
Oliveira, André Allan Catarino de
Orientador: Araujo, Ofélia de Queiroz Fernandes
Coorientador: Coelho, Maria Alice Zarur
Resumo: Processos bioquímicos cruciais à viabilidade celular dependem do potencial elétrico através da membrana celular. É, portanto plausível propor-se que a aplicação do campo elétrico a uma célula viva promova respostas metabólicas semelhantes àquelas ligadas a outros tipos de estresses. O presente trabalho visa caracterizar os efeitos da aplicação de potencial elétrico durante o cultivo de Saccharomyces cerevisiae S288C (ATCC 26108, α GLC mal gal 2) quanto à respostas fisiológicas (consumo de substrato, produção de etanol e crescimento celular) e à respostas morfológicas (tamanho celular e contagem de cicatrizes). Além de cultivos em uma única batelada, foram conduzidas bateladas com cortes, após esgotamento do substrato. O volume de corte foi de 50% do volume final da batelada, sendo meio fresco adicionado até atingir o volume original da batelada assim como a concentração inicial de glicose. Para a avaliação do ciclo celular utilizou-se o método de contagem de cicatrizes (corante calcoflúor) por microscopia de fluorescência na faixa de comprimento de onda de 330-370 μm. O número total de células, tamanho celular e o número de células em reprodução foram quantificados por processamento digital de imagens. Observou-se que o potencial elétrico aumenta o transporte de açúcar para a célula evidenciado por um maior consumo de substrato sem que paralelamente fosse observada uma maior taxa de crescimento celular. A produção de glicogênio é impactada assim como a produção de etanol. Adicionalmente, através da técnica de processamento digital de imagens, denota-se o impacto do potencial elétrico na morfologia celular e no histograma de distribuição de tamanhos. Estes indícios foram validados pelas análises de contagem de cicatrizes que apresentaram diferenças estatisticamente significativas entre a cultura controle e àquela submetida ao potencial elétrico, sugerindo alteração no ciclo celular. Com base nestas evidências experimentais, é proposto um modelo baseado em rede metabólica simplificada, numa abordagem cibernética e de balanço populacional discretizado em classes de células, de acordo com o número de cicatrizes. O modelo desenvolvido foi empregado na investigação de condições experimentais que exacerbem a produção de etanol, através do desenvolvimento de estratégias de alimentação e aplicação de potencial.
Palavras-chave: Leveduras
Cultivo
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-2007
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LISBOA, Anderson Mazolli; OLIVEIRA, André Alann Catarino de. Modelagem cibernética de cultura de saccharomyces cerevisiae com base no ciclo celular. 2007. 78 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMLisboa.pdf831.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.