Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1782
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise do gasto público em gestão ambiental no período de 2003 à 2010: interfaces entre conservação e desenvolvimento econômico
Autor(es)/Inventor(es): Rocha, Érico Rial Pinto da
Orientador: Young, Carlos Eduardo Frickmann
Resumo: Sistematiza a evolução do gasto público em gestão ambiental no período 2003-2010, nas esferas estadual e federal, bem como analisar as principais tendências recentes nas duas esferas. Adicionalmente, dado que no Brasil ainda persistem mitos que relacionam de forma equivocada conservação ambiental e desenvolvimento econômico, o trabalho busca testar se tais mitos têm sustentação empírica. Foram realizadas análises estatísticas a partir de dados de gasto público na função Gestão Ambiental (média do período 2003-2010), de desenvolvimento econômico (IFDM 2010, da Firjan) e desmatamento (período 2002-2008), em nível estadual e municipal. Conclui-se que apesar de não possuir sustentação empírica, a ideia que a conservação ambiental é um entrave ao crescimento econômico ainda não foi totalmente superada no momento do planejamento do Orçamento público, especialmente em nível federal. Finalmente, discute-se o papel das políticas públicas para promover atividades que conjuguem conservação e crescimento, de modo a possibilitar que a sustentabilidade saia do campo da retórica e seja efetivamente incorporada na trajetória de desenvolvimento brasileira.
Palavras-chave: Gestão ambiental
Políticas públicas
Gasto público
Orçamento público
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ERPRocha.pdf829.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.