Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17843
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Catharina, Pedro Paulo Garcia Ferreira | - |
dc.contributor.author | Senra, Sophia | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-24T12:39:16Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:20Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/17843 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Romance francês | pt_BR |
dc.subject | Cores | pt_BR |
dc.subject | Naturalismo | pt_BR |
dc.title | Huysmans e as cores: decadência e literatura pictural | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5897868722647940 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9615691574252217 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Villar, Marília Santanna | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4007480540222215 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho se refere à análise das cores na obra À Rebours (1884), de Joris-Karl Huysmans. Através de um traçado que vai das origens e preceitos do naturalismo, perpassa a relação de Huysmans com Émile Zola e culmina na “bíblia do Decadentismo”, este estudo busca elucidar o papel das cores bem como dos objetos e sensações por elas representados na decoração, paredes e quadros da casa do personagem do romance Jean Floressas des Esseintes. Transversalmente, a pesquisa introduzirá a ótica do desenvolvimento estilístico de Huysmans, suas influências artísticas e vivências pessoais, cujos resultados são visíveis em suas obras. Partindo da análise dos processos criativos de Émile Zola, esta monografia pretende expor a simbólica ruptura entre Huysmans e seu tutor na altura da publicação de À Rebours à luz do que foi o movimento naturalista. Por fim, propor-se a análise dos efeitos morais e sensíveis das cores e suas respectivas tonalidades presentes neste romance decadentista, aqui investigadas sob a ótica da obra Doutrina das cores, de Johann Wolfgang von Goethe. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Francês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SSenra.pdf | 229.17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.