Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/17843
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Huysmans e as cores: decadência e literatura pictural
Autor(es)/Inventor(es): Senra, Sophia
Tutor: Catharina, Pedro Paulo Garcia Ferreira
Resumen: Este trabalho se refere à análise das cores na obra À Rebours (1884), de Joris-Karl Huysmans. Através de um traçado que vai das origens e preceitos do naturalismo, perpassa a relação de Huysmans com Émile Zola e culmina na “bíblia do Decadentismo”, este estudo busca elucidar o papel das cores bem como dos objetos e sensações por elas representados na decoração, paredes e quadros da casa do personagem do romance Jean Floressas des Esseintes. Transversalmente, a pesquisa introduzirá a ótica do desenvolvimento estilístico de Huysmans, suas influências artísticas e vivências pessoais, cujos resultados são visíveis em suas obras. Partindo da análise dos processos criativos de Émile Zola, esta monografia pretende expor a simbólica ruptura entre Huysmans e seu tutor na altura da publicação de À Rebours à luz do que foi o movimento naturalista. Por fim, propor-se a análise dos efeitos morais e sensíveis das cores e suas respectivas tonalidades presentes neste romance decadentista, aqui investigadas sob a ótica da obra Doutrina das cores, de Johann Wolfgang von Goethe.
Materia: Romance francês
Cores
Naturalismo
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Francês

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