Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/17843
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Huysmans e as cores: decadência e literatura pictural |
Author(s)/Inventor(s): | Senra, Sophia |
Advisor: | Catharina, Pedro Paulo Garcia Ferreira |
Abstract: | Este trabalho se refere à análise das cores na obra À Rebours (1884), de Joris-Karl Huysmans. Através de um traçado que vai das origens e preceitos do naturalismo, perpassa a relação de Huysmans com Émile Zola e culmina na “bíblia do Decadentismo”, este estudo busca elucidar o papel das cores bem como dos objetos e sensações por elas representados na decoração, paredes e quadros da casa do personagem do romance Jean Floressas des Esseintes. Transversalmente, a pesquisa introduzirá a ótica do desenvolvimento estilístico de Huysmans, suas influências artísticas e vivências pessoais, cujos resultados são visíveis em suas obras. Partindo da análise dos processos criativos de Émile Zola, esta monografia pretende expor a simbólica ruptura entre Huysmans e seu tutor na altura da publicação de À Rebours à luz do que foi o movimento naturalista. Por fim, propor-se a análise dos efeitos morais e sensíveis das cores e suas respectivas tonalidades presentes neste romance decadentista, aqui investigadas sob a ótica da obra Doutrina das cores, de Johann Wolfgang von Goethe. |
Keywords: | Romance francês Cores Naturalismo |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2022 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Francês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SSenra.pdf | 229.17 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.