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dc.contributor.advisorTilio, Rogério Casanovas-
dc.contributor.authorCardoso, Juliana Souza-
dc.date.accessioned2022-07-27T17:57:36Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:49Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/17938-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.titleEnsino de inglês para crianças: aliando o letramento sociointeracional crítico aos materiais didáticos voltados ao ensino de língua inglesa na educação infantil pública no contexto do PIBID inglês/UFRJpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4176886574555470pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2269458849195558pt_BR
dc.description.resumoÉ inegável a crescente projeção da língua inglesa como bem simbólico na sociedade contemporânea globalizada e fortemente multissemiotizada (ROCHA, 2012). O aprendizado de uma língua adicional, portanto, ao se tornar uma ferramenta formativa e de ação social do indivíduo, implica tocar em questões linguísticas de cunho social que fomentem a construção cidadã do aprendiz. Devido às demandas de uma sociedade dinâmica, o ensino de inglês é estimulado cada vez mais cedo. Dessa forma, é necessário o debate sobre metodologias aliadas a tal processo que extrapolem o caráter instrumental da língua, tornando-a “produto da atividade social” (LIMA; MARGONARI, 2012). É através do contato com diferentes culturas, identidades, discursos e meios de representação linguística — intermediados pelo olhar crítico sobre o mundo — que o aluno consegue participar efetivamente da vida nas esferas que o circundam. Este estudo, portanto, buscou apresentar pedagogias aliadas ao processo de ensino-aprendizagem de inglês para crianças de pré-I inseridas em um contexto bilíngue na rede pública de ensino do Rio de Janeiro, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o intuito de refletir sobre o material didático utilizado nesta escola e propor sugestões de adaptação que suprissem eventuais lacunas consoantes à proposta teórica adotada pelo grupo. O projeto foi baseado na Pedagogia do Letramento Sociointeracional Crítico (TILIO, 2019) e nos conceitos de letramentos e Multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 1996). Por meio dele o estudo busca investigar a Unidade 2 (Numbers) do material original e, através de sua análise, responder como os multiletramentos podem ser aliados ao ensino-aprendizagem através de propostas de adaptação de uma unidade de um livro didático voltado ao ensino de inglês em turmas de educação infantil pública no contexto do PIBID/ UFRJ.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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