Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/17938
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Ensino de inglês para crianças: aliando o letramento sociointeracional crítico aos materiais didáticos voltados ao ensino de língua inglesa na educação infantil pública no contexto do PIBID inglês/UFRJ |
Autor(es)/Inventor(es): | Cardoso, Juliana Souza |
Orientador: | Tilio, Rogério Casanovas |
Resumo: | É inegável a crescente projeção da língua inglesa como bem simbólico na sociedade contemporânea globalizada e fortemente multissemiotizada (ROCHA, 2012). O aprendizado de uma língua adicional, portanto, ao se tornar uma ferramenta formativa e de ação social do indivíduo, implica tocar em questões linguísticas de cunho social que fomentem a construção cidadã do aprendiz. Devido às demandas de uma sociedade dinâmica, o ensino de inglês é estimulado cada vez mais cedo. Dessa forma, é necessário o debate sobre metodologias aliadas a tal processo que extrapolem o caráter instrumental da língua, tornando-a “produto da atividade social” (LIMA; MARGONARI, 2012). É através do contato com diferentes culturas, identidades, discursos e meios de representação linguística — intermediados pelo olhar crítico sobre o mundo — que o aluno consegue participar efetivamente da vida nas esferas que o circundam. Este estudo, portanto, buscou apresentar pedagogias aliadas ao processo de ensino-aprendizagem de inglês para crianças de pré-I inseridas em um contexto bilíngue na rede pública de ensino do Rio de Janeiro, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o intuito de refletir sobre o material didático utilizado nesta escola e propor sugestões de adaptação que suprissem eventuais lacunas consoantes à proposta teórica adotada pelo grupo. O projeto foi baseado na Pedagogia do Letramento Sociointeracional Crítico (TILIO, 2019) e nos conceitos de letramentos e Multiletramentos (THE NEW LONDON GROUP, 1996). Por meio dele o estudo busca investigar a Unidade 2 (Numbers) do material original e, através de sua análise, responder como os multiletramentos podem ser aliados ao ensino-aprendizagem através de propostas de adaptação de uma unidade de um livro didático voltado ao ensino de inglês em turmas de educação infantil pública no contexto do PIBID/ UFRJ. |
Palavras-chave: | Letramento Educação infantil Material didático Alfabetização Ensino público Bilinguismo |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2023 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Inglês |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JSCardoso.pdf | 963.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.